Olá Galera ! Vou falar nesta Quick tip sobre um componente bem interessante, o TabSet. Este componente é um conjunto de abas que você define através da propriedade Tabs, esta por sua vez é do tipo TStrings, para cada item uma aba é criada.

Iremos desenvolver um exemplo simples, prático e funcional, onde iremos filtrar o ClientDataSet de acordo com a aba do nosso TabSet.

Vamos ao exemplo.

Adicione : 1 Table,  1 DataSetProvider, 1 ClientDataSet, 1 DataSource, 1 DbGrid, e um TabSet(Win 3.1), configure as propriedades de acordo com a tabela abaixo:




Selecione agora o TabSet e vá até a propriedade Tabs(do tipo TStrings e coloque as letras do nosso alfabeto) e o exemplo ficará da seguinte forma:





A mágica toda vem agora, para a galera que não conhece o ClientDataSet tem uma propriedade chamada Filter que permite filtrar os dados que já estão armazenados no mesmo, então o que vamos fazer no código abaixo é justamente filtrar o seus registros de acordo com a letra selecionada na TabSet. Selecione a TabSet e vá até o evento Change da mesma, e programe o seguinte código:




Com isso temos o efeito de filtro no nome dos animais que começam com a letra da Aba selecionada. Vou ficando por aqui. Na próxima quick tips faremos algumas alterações neste exemplo.


Abraços e até lá !!!!!