Olá Pessoal, aqui estamos para mais uma quick tips. Na última tip iniciamos nossa jornada pelas SUPER GLOBAIS do php. Começamos a falar sobre a  SUPER GLOBAIS e nesta tips vamos dar sequência falando sobre a SUPER GLOBAIS  $_SERVER.
    
      Então vamos a ela:

$_SERVER - Informação do servidor e ambiente de execução

$_SERVER é um array contendo informação como cabeçalhos, paths, e localizações do script. As entradas neste array são criadas pelo servidor web. Não há garantia que cada servidor web proverá algum destes; servidores podem omitir alguns, ou fornecer outros não listados aqui.(Manual PHP)

    Para variar, esta também é uma SUPER GLOBAL estruturada em um array. Neste, como a definição do manual diz que nesta SUPER GLOBAL temos informação tanto do servidor onde o script está rodando como também do ambiente do lado do cliente, como por exemplo tipo de browser, linguagem, etc. O array desta SUPER GLOBAL é associativo, onde para a chave do array passamos o nome que irá indicar o informação que queremos acessar e o valor será a informação propriamente dita.

    Atente para o fato de que a chave do array tem que ser uma das chaves pré-definidas, abaixo seguem alguma das mais utilizadas:

echo $_SERVER['PHP_SELF'] - Retorna o nome do arquivo do script que está executando, relativa à raiz do documento. Por exemplo, $_SERVER['PHP_SELF'] em um script no endereço http://www.meusite.com.br/teste/script.php seria /test/script.php


echo $_SERVER['SERVER_ADDR'] - Retorna o endereço IP do servidor onde está o script em execução.

echo $_SERVER['REMOTE_ADDR'] - Retorna o endereço IP do usuário está acessando o site.

echo $_SERVER['HTTP_ACCEPT_LANGUAGE'] - Retorna o conteúdo do header Accept-Language. No header da requisição temos várias informações como por exemplo a linguagem no browser do cliente. Por exemplo, para linguagem Inglês o valor retornado será 'en'.

 
echo $_SERVER['HTTP_USER_AGENT'] - Retorna uma string que nos permite identidicar o browser pelo qual a página é acessada. Um exemplo típico é: Mozilla/4.5 [en] (X11; U; Linux 2.2.9 i586).

    Enfim, existem outras chaves que podem ser utilizadas, para saber mais consulte o manual PHP clicando aqui. Está é uma SUPER GLOBAL  muito utilizada, por exemplo para recuperar o idioma do usuário e redirecioná-lo para o site no seu idioma nativo quando trabalhamos com traduções.

    Quem por exemplo nunca acessou um site e visualizou a seguinte mensagem: "Seu ip de acesso é: 000.000.0.000", então, no PHP teremos que utilizar mais uma vez esta SUPER GLOBAL. Bem, são muitas as utilizadades desta SUPER GLOBAL, basta agora arregaçar as mangas e colocar em prática.

    Abraços pessoal, na próxima tip daremos sequência falando de mais algumas SUPER GLOBAIS. Até mais !!