Rapid SQL XE2: Gerenciando banco de dados - Revista ClubeDelphi 140

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

O Embarcadero Rapid SQL XE2 é uma ferramenta voltada para profissionais desenvolvedores e administradores de banco de dados (DBAs).

De que se trata o artigo

O Embarcadero Rapid SQL XE2 é uma ferramenta voltada para profissionais desenvolvedores e administradores de banco de dados (DBAs). Através dela, é possível fazer a manipulação de bancos de dados das principais e mais populares plataformas existentes atualmente no mercado, tais como Firebird, Oracle, Interbase, MySQL e Microsoft SQL Server. Estes consequentemente fazem parte do cotidiano de qualquer ambiente de desenvolvimento. A ferramenta ainda auxilia, entre outras coisas, na produção de códigos SQL de alta performance que acabam por acelerar o ciclo de sucesso de aplicações.


Em que situação o tema é útil

Os desenvolvedores em geral, sejam autônomos ou empregados, têm ou já tiveram a responsabilidade de manter uma base de dados de determinado projeto de software. Se na teoria aprendemos que funções como esta deveriam ser executadas por profissionais específicos, na prática acabamos por presenciar outra realidade. Sendo assim, é imprescindível que o desenvolvedor obtenha conhecimento de ferramentas que possam auxiliar neste tipo de trabalho, de forma a ganhar tempo e aumentar sua produção. Facilidade de uso, alta gama de recursos diversos e uma interface amigável são quesitos que se esperam encontrar nestas ferramentas, e o Rapid SQL XE2 consegue preencher todos eles de forma elegante, conforme poderá ser visto em sua apresentação no presente artigo.

Gerenciamento de banco de dados

Recentemente, a Embarcadero apresentou ao mercado sua nova família de produtos, denominada XE2, que é segmentada nas diversas áreas do desenvolvimento de software. Só para citar, nestas incluem-se construção de aplicativos (Desktop, Web e Mobile), banco de dados (administração, performance e produção), modelagem e arquitetura. Dentre os produtos, o Rapid SQL é aquele destinado à manutenção de banco de dados e que se torna importante perante o cotidiano de qualquer contexto de desenvolvimento. Neste cenário pode-se inserir o Delphi, cuja comunidade é o foco principal desta revista. Assim sendo, citando uma aplicação tradicional VCL Forms, é comum seu envolvimento com banco de dados, seja qual for a plataforma deste (Interbase, Firebird, Oracle, MySQL, Microsoft SQL Server, entre outros), provido pelo suporte multibanco do framework nativo dbExpress. O Rapid SQL permite então que se gerencie este emaranhado de opções diferentes através de um IDE único e centralizado.

O Rapid SQL pode ser definido como o IDE (Integrated Development Environment) da Embarcadero para a manutenção efetiva de um banco de dados, mais especificamente de seus objetos. Dessa forma, entenda que tarefas como criar, editar e versionar tais objetos, além da produção de códigos SQL relacionados, são feitas em uma interface de usuário muito intuitiva, que prima por facilitar a vida do profissional que estará em constante contato com a ferramenta.

Diferentes são os profissionais envolvidos com o desenvolvimento em si e que podem tirar proveito dos recursos providos pela ferramenta. Como, por exemplo, o DBA que consegue otimizar seu tempo no que diz respeito à realização de suas tarefas, que se tornam mais ágeis pelos diversos wizards (assistentes) e editores disponíveis para distintas funções. Outro ponto é a utilização de um ambiente único e centralizado para a administração de bancos de dados de plataformas diferentes. Já o desenvolvedor consegue, sem muito esforço e conhecimento, gerar o código SQL de que necessita, para plataformas diversas. Além disso, a construção de uma base de dados completa, seja para testes ou produção, se dá de forma totalmente visual e trivial. Por tudo que o ambiente proporciona, adicionado de sua integração com um sistema de controle de versão, a figura do Project Manager (gerente) fica apto a realizar de forma eficaz o gerenciamento de N projetos, no que diz respeito à parte de banco de dados.

Atualmente o Rapid SQL se encontra em sua versão XE2 (8.0.2, até o momento da escrita deste artigo) e surgiu como um dos produtos da família XE2. Tal lançamento teve como destaque a nova e badalada versão do Delphi, que acabou por ofuscar os demais produtos. Até mesmo por isso, olhando pelo lado do programador Delphi, esse ofuscamento culmina com o desconhecimento da existência da ferramenta e, consequentemente, uma não utilização por boa parcela da comunidade. Mas neste artigo vamos conhecer suas funcionalidades.

Características técnicas e instalação

O Rapid SQL XE2 é uma aplicação nativamente 32 bits e essencialmente Windows, isso quer dizer que ela irá rodar somente em sistemas operacionais Microsoft Windows (XP, Vista e 7), em distribuições tanto 32 quanto 64 bits. Sua lista de plataformas de banco de dados suportados é bastante generosa, conseguindo atender tanto as necessidades de um profissional de banco de dados, quanto à de um desenvolvedor (principalmente Delphi), conforme é mostrado a seguir:

• Interbase (2007 e 2009);

• Firebird (2.0);

• Microsoft SQL Server (2000, 2005 e 2008);

• MySQL (4.x);

• Oracle (8i, 9i, 10g e 11g);

• Sybase ASE (12.5 – 15.0.3);

• IBM DB2 for z/OS (8 e 9);

• IBM DB2 for Linux/Windows/Unix (8.0 – 9.7).

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?