Por que eu devo ler este artigo:O cotidiano de grande parte dos desenvolvedores Delphi inclui, além do próprio software de desenvolvimento, algumas outras ferramentas tidas como complementares, tais quais as relacionadas à manipulação de bancos de dados.

Isso se justifica pelo fato dessas tratativas serem, em muitos casos, direcionadas também ao programador. Sendo assim, a escolha por uma ferramenta capaz de simplificar essas tarefas de forma eficaz, acaba por se tornar um item essencial nos dias atuais, onde a questão produtividade é algo vital a qualquer tipo de negócio.

O presente artigo traz como foco então a ferramenta Rapid SQL, que visa atender a todos estes requisitos, provendo recursos suficientes para se operar diversos tipos de bancos de dados, tais quais InterBase e Firebird (apenas para citar dois), que podem ser considerados dois dos principais SGBDs presentes no contexto das aplicações Delphi.

O Rapid SQL é uma ferramenta da Embarcadero voltada ao trabalho com banco de dados. De forma mais abrangente, assim como o Delphi, pode ser definido como um ambiente de desenvolvimento integrado, que remete ao termo em inglês Integrated Development Environment (IDE). Logo, isso implica dizer que num mesmo ambiente, o desenvolvedor terá à sua disposição uma série de recursos distintos, tal qual um agregado de ferramentas paralelas.

Como exemplo, dentre as aptidões providas de forma pontual pelo Rapid SQL estão o gerenciamento dos objetos de banco de dados, a criação de scripts SQL, engenharia reversa, controle de versão, etc.

Em seu estágio atual, a ferramenta conta com uma nova versão recém-lançada que, assim como o Delphi, apresenta-se sob o release denominado XE5. Apesar de apresentar novidades pontuais, grande parte deste cenário evolutivo do Rapid SQL se dá sobre o amadurecimento da ferramenta como produto, principalmente por meio de melhorias de seus principais recursos já existentes. Em vista disso, o artigo extrapola o cenário das novidades, apresentando ao leitor um panorama geral sobre a ferramenta.

SGBDs tradicionalmente suportados

Em termos de SGBD, tanto Interbase quanto Firebird, podem ser plenamente operados pelo Rapid SQL. No caso do primeiro, sua versão mais recente nominalmente suportada pela ferramenta é a XE3 (Interbase XE3), enquanto que para o segundo é a 2.0 (Firebird 2.0). Contudo, sem deixar de mencionar, a ferramenta prevê ainda o suporte a diversos outros SGBDs do mercado, tais como Oracle, DB2 e MS SQL Server. A seguir são então listadas as versões mais recentes suportadas de alguns deles:

· IBM DB2 z/OS 9 e LUW 9.7;

· Microsoft SQL Server 2012;

· MySQL 5;

· Oracle 11g;

· Sybase ASE 15.5 e IQ 15.4;

Áreas de abrangência

O Rapid SQL, como ferramenta, abrange várias áreas distintas relacionadas ao desenvolvimento de banco de dados. No caso específico de Interbase e Firebird, isso resulta em diversos pontos de atuação, essenciais para a manipulação de bancos de dados desse tipo.

Gerenciamento de fontes de dados

Uma vez instalado, o Rapid SQL permite o registro de uma fonte de dados (data source) à sua interface e, por conseguinte, sua manipulação e gerenciamento. Dessa forma, tais quais outras ferramentas do gênero, há uma centralização de acesso a diversas fontes distintas, a partir de um mesmo local de uso. Esta segmentação acaba por formalizar um catálogo de fontes, o que inclui tanto armazenamentos locais quanto remotos.

Gerenciamento de objetos de banco de dados

O gerenciamento a fontes de dados provido pela ferramenta está naturalmente associado à gestão dos objetos que compõem a estrutura do banco de dados. Para isso, o Rapid SQL provê o suporte a uma ampla gama de tipos de objetos diferentes em reflexo aos seus diversos tipos de SGBDs suportados.

A partir disso, através de sua interface, o desenvolvedor torna-se apto a realizar diversas ações sobre tais objetos, tal como criar um novo ou mesmo editar/excluir um existente.

Trabalho com SQL

A SQL é tida como a linguagem predominante e padrão para pesquisas declarativas em bancos de dados relacionais, sendo assim, o Rapid SQL provê um ambiente completo com recursos dedicados à produção e manipulação de consultas e scripts deste tipo.

Auxiliares de codificação, assistentes de semântica e validadores de sintaxe são alguns dos exemplos encontrados. Por fim, a ferramenta contempla ainda facilidades no que diz respeito à carga e execução de arquivos relacionados.

Trabalho com dados

Ao longo de sua trajetória, o Rapid SQL sempre primou por apresentar constantes melhorias em suas principais funcionalidades. Dentre elas, um destaque maior pode ser dado ao seu editor de dados, que acaba por caracterizar uma das figuras de maior excelência na interface de suas mais recentes versões, visto a facilidade de uso provida e recursos rel ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo