Por que eu devo ler este artigo:O Raspberry PI é um minimicrocomputador. Seu tamanho, a facilidade de manipulação, a possibilidade da alimentação por baterias que duram horas, dias, dependendo até semanas, e a infinidade de hardwares disponíveis para integrar ao Raspberry o torna uma plataforma para desenvolvimento móvel muito promissora.

Este artigo apresenta a plataforma Raspberry PI para aqueles que desejam iniciar na plataforma, porém, possuem pouco (ou nenhum) conhecimento a respeito dela. No decorrer o artigo, serão apresentadas a instalação do Sistema Operacional no dispositivo e a preparação de um ambiente de desenvolvimento Java.
Autores: Mainara “Nara” Lorencena, William Silva, Handrey Emanuel Galon e Robison Cris Brito

Raspberry PI é o primeiro minimicrocomputador a se tornar popular no mundo, disponível no mercado e acessível a todos, com milhões de unidades vendidas até 2013. Este dispositivo móvel foi desenvolvido em 2006, na Universidade de Cambridge, Reino Unido, por uma equipe de professores e alunos da área de computação, com o intuito de tornar mais acessível o aprendizado de linguagens de programação, colocando o usuário em imediato contato com as linguagens.

A ideia é que o Raspberry seja um computador pequeno e barato, manipulado mais facilmente por crianças, adolescentes e aprendizes em geral. Além da motivação ao aprendizado, o Raspberry PI surgiu como uma possibilidade de levar para as famílias do mundo todo um computador barato, móvel, programável, que permite acesso à internet, entre outras funcionalidades que o fazem ser tão inovador e verdadeiramente pessoal. Foi anunciado em 2011 e lançado em 2012.

No projeto original, os designers haviam previsto um modelo A e B, que se diferenciavam principalmente pelo: número de portas USB - uma no modelo A e duas no modelo B; disponibilidade de porta Ethernet - nenhuma no modelo A e uma no modelo B; preço, que era esperado, aproximadamente, 25 dólares para o modelo A e 35 dólares para o modelo B, isso nos Estados Unidos. Atualmente, apenas o modelo B está disponível no mercado.

O Raspberry PI pode ser comprado através de vários sites de compra da Internet, nacionais ou internacionais. Atualmente, é encontrado em sites como a loja Farnell uma das maiores empresas distribuidoras de semicondutores e equipamentos eletrônicos em geral, com filiais no mundo todo.

Outra opção é a loja da RS Components, que é também uma grande distribuidora de eletrônicos com filiais espalhadas pelo mundo, ou ainda a Amazon. O valor do Raspberry é acessível para a maioria da população, em especial para os estudantes. No mercado nacional, o preço varia de 80 a 130 reais.

Aplicabilidade do Raspberry PI

Sendo um computador, o Raspberry pode ser utilizado em praticamente todas as situações onde um computador tradicional poderia ser. Como possui um sistema operacional baseado em Linux, é possível, via console, criar servidores de aplicação, banco de dados, torrent, arquivos e muito mais, só existe a necessidade de adicionar ao Raspberry um meio de persistência alternativa, como um HD Externo, já que a único dispositivo de persistência existente nele é um cartão de memória SD, o que é muito caro se compararmos os custos por GB.

O Raspberry também possui um sistema de gerenciamento gráfico, o que permite instalar e executar aplicativos multiplataforma dos mais diversos tipos, como editor de texto, planilha eletrônica, navegadores de Internet, Browser, etc.

Também é possível a reprodução de dados multimídia como víd ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo