Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre Engenharia.
Recertificação CMMI Nível 2
Este artigo tem como propósito, através de um estudo de caso, relatar como ocorre um processo de recertificação, do modelo de qualidade CMMI, e os resultados obtidos em uma fábrica de software, apresentando as atividades e etapas definidas para este processo. O artigo está estruturado da seguinte forma: a primeira seção trata-se desta introdução. A seção a seguir apresenta os conceitos, elementos, áreas de processo e atividades da Engenharia de Software e do CMMI. A terceira seção apresenta a iniciativa de melhoria e implantação de processos para a recertificação do Nível 2 do modelo. A última seção conclui o relato desta experiência.

Em que situação o tema útil
Este artigo aborda os resultados alcançados, as lições aprendidas e os benefícios obtidos com avaliações deste tipo nas empresas. Apresenta também alguns conceitos importantes para implantação do modelo CMMI.

Empresas que desenvolvem software estão seguindo práticas de reengenharia dos processos de negócio para elevar a maturidade de sua capacidade em desenvolver software. O objetivo principal dessas organizações é aumentar a efetividade e eficiência dos softwares desenvolvidos para apoiar as necessidades dos clientes e dos mercados. Para alcançar este objetivo, as empresas que desenvolvem software devem ser mais produtivas, diminuir o retrabalho, aumentar a qualidade dos produtos de software, diminuir o esforço e custo dos projetos, e lidar com demandas críticas relacionadas ao tempo de lançamento de produtos comerciais.

Neste contexto, diversos modelos e normas internacionais de qualidade de software foram definidos para atender as necessidades das empresas em melhoria de processos de software. Baseado nestes modelos e normas foi definido o CMMI – Capability Maturity Model Integration.

O CMMI é uma abordagem de melhoria de processos que fornece às organizações os elementos essenciais de processos efetivos, o que melhorará o seu desempenho. Inclui a identificação dos pontos fortes e fracos do processo da organização, realizando mudanças para transformar fraquezas em forças.

É um conjunto de melhores práticas criado pelo SEI (Software Engineering Institute) para ser um guia proposto a melhorar os processos organizacionais e a habilidade desses em gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços. O CMMI estabelece as práticas em uma estrutura que visa auxiliar a organização a estabelecer prioridades para melhoria.

Dentro deste tema, este artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso referente à recertificação do CMMI Nível 2 numa fábrica de software de uma média empresa de TI, situada em Salvador, que será denominada EFSW.

O projeto de recertificação contou com uma equipe de quatro pessoas internas e dois consultores externos, com um esforço aproximado de oito mil e seiscentas e quarenta horas de trabalho técnico e de treinamento. Os processos da empresa foram revisados para alinhamento com a versão 1.3 do modelo. Além disso, a ferramenta de gestão de projetos, desenvolvida pela própria organização, precisou ser ajustada para atender as demandas, principalmente das áreas de processo de medição e análise (MA) e monitoração e controle do projeto (PMC).

Este estudo de caso também apresenta informações sobre as lições aprendidas, dificuldades e benefícios dessa recertificação, objetivando, ao final, colaborar de alguma forma para a implantação deste modelo nas empresas.

O que é CMMI?

Para uma concepção de software confiável e com qualidade, os engenheiros de software utilizam processos de desenvolvimento que podem ser definidos como uma estrutura para as atividades que são necessárias para a construção de software de alta qualidade. Um processo de software define a abordagem que é adotada quando o software é elaborado.

Um processo é importante porque provê estabilidade, controle e organização para uma atividade que pode tornar-se desordenada caso não seja bem monitorada. Para alcançar um bom processo, deve haver uma documentação bem detalhada que diz quando e o que será realizado, quem irá executar, o que utiliza como insumo e o que irá produzir (artefatos de saída). Ou seja, um processo deve definir todas as atividades a serem realizadas durante o desenvolvimento do software.

É importante saber que o processo de desenvolvimento a ser adotado depende do modelo de referência, como CMMI, MPS.Br e etc., que a empresa deseja seguir com o objetivo de atingir a qualidade. De forma geral, as organizações escolhem um modelo como guia para a definição de seus processos, independente de estarem buscando certificações ou estabelecendo novas práticas, métodos e melhorias de seus processos de trabalho.

O modelo CMMI é um conjunto de práticas de melhoria de processos que dá às organizações as informações essenciais de processos efetivos que melhorarão seu desempenho. O CMMI pode ser utilizado para melhorar os processos dentro de um projeto, divisão ou de uma organização inteira. O CMMI apoia a integração de funções organizacionais tradicionalmente separadas, a definição de metas e prioridades para as melhorias e a sistematização dos processos de qualidade. Além disso, é utilizado como um ponto de referência para a avaliação dos processos de uma organização.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo