Guia Linguagem Java

Recursos do Java 7 para o tratamento de exceções

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (5)  (0)

Este artigo apresenta os novos recursos para o tratamento de exceções promovidos pelo Java 7. Recursos como o Try-with-Resources, Multi-catch e Rethrowing Exception, trouxeram melhorias na utilização da cláusula try, tornando o código mais efeti

Artigo do tipo Exemplos Práticos
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre novidades.
Autores: Everton Coimbra de Araújo e Vanessa Caroline Fortes

Novos recursos para o tratamento de exceções
Este artigo apresenta os novos recursos para o tratamento de exceções promovidos pelo Java 7. Recursos como o Try-with-Resources, Multi-catch e Rethrowing Exception, trouxeram melhorias na utilização da cláusula try, tornando o código mais efetivo.

Em que situação o tema é útil
Este tema é útil para desenvolvedores que desejam se atualizar e conhecer os novos recursos e mudanças ocorridas na sintaxe da linguagem do Java 7 voltadas ao tratamento de exceções.

Algumas linguagens de programação não disponibilizam um sistema apropriado para o tratamento de exceções, elas apenas interrompem a execução de um programa ao detectar algum erro. Essas interrupções, se não puderem ser devidamente identificadas e tratadas, certamente não permitirão uma recuperação do estado da aplicação para retomada do processo interrompido, podendo causar uma parada na execução da aplicação como um todo. Em diversos sistemas, como por exemplo, para controlar o tráfego aéreo, as interrupções são inaceitáveis. Sistemas com estas necessidades levam a equipe de desenvolvimento a optar por linguagens que ofereçam recursos para identificar a captura e o tratamento de exceções, buscando assim garantir o bom funcionamento de qualquer software desenvolvido.

A linguagem Java, que segue o paradigma orientado a objetos, é simples, clara e eficiente. Ela visa otimizar a produtividade dos desenvolvedores e é uma das linguagens mais utilizadas em sistemas que precisam ser tolerantes a falhas. Tem também como objetivo, facilitar e tratar possíveis erros de execução, sendo esta característica conhecida como tratamento de exceções.

Por volta de julho de 2011, parte da plataforma Java foi atualizada, surgindo o Java Standard Edition 7, que foi especificado pela JSR 334, também conhecida como Projeto Coin. Esta atualização na linguagem resultou em algumas mudanças, trazendo, dentre elas, novos recursos para o tratamento de exceções (ver Links).

O Projeto Coin é um conjunto de pequenas alterações realizadas na linguagem Java que são destinadas a simplificar as tarefas do dia a dia do desenvolvedor (ver Links).

Com essas mudanças, o controle do tratamento de exceções passou a disponibilizar novas maneiras para trabalhar com o try, contribuindo com a qualidade e produtividade dos desenvolvedores Java. Porém, em alguns casos, por falta de conhecimento, estes recursos não são compreendidos, causando uma subutilização, ou ainda, um uso indevido.

O que é o tratamento de exceções?

O tratamento de exceções é utilizado para capturar e tratar situações de erros que possam acontecer durante a execução de um programa. Quando uma exceção acontece, significa que algum problema foi detectado. Sendo assim, busca-se capturar a exceção ocorrida e tratá-la, para que o programa não seja interrompido de maneira brusca.

Embora estas interrupções possam ocorrer, este não é o comportamento esperado na execução de um programa. Além disso, nem todos os erros podem ser previstos, como os ocasionados por motivos de falhas de "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?