Hoje com a explosão das redes sociais e seu crescente numero de usuários é cada vez mais comum encontrar colaboradores dentro da empresa que querem sempre estar conectados e interagindo das mais diversas formas possíveis seja com seus amigos e parentes ou também com seus clientes e fornecedores.

Mais até aonde isso é interessante para a empresa? Será que esses colaboradores, que está postando informações sobre sua vida pessoal ou sobre o seu dia-a-dia podem acabar postado algo que para eles seja uma informação simples mais pode acabar sendo uma informação muito importante seja para alguma pessoa que vai utilizar essa informação para prejudica-lo ou até mesmo uma informação estratégica que possa acabar ser utilizada pelos concorrentes da empresa?

Será que os gestores terão adquirir mais mão de obra super qualificada para fiscalizar o que colaboradores estão postando tratar essas informações? E depois o que fazer quando identificar? Como chamar a atenção desse colaborador? Como monitorar tantas redes sociais? Até que ponto isso seria um invasão de privacidade?

Para evitar esse problema vamos “bloquear” o acesso nos computadores da empresa, vamos comprar um Super Firewall com todos os tipos de filtro de conteúdo e problema resolvido. Será mesmo?

Com o avanço da tecnologia o crescimento dos usuários de Tablets e Smatphones, será que esses colaboradores que estão sempre conectados não acharão uma forma de utilizar essa tecnologia para realizar seus acessos? Sendo assim todo aquele investimento em tecnologia para tentar resolver foi perdido?

Depois de pensar em varias formas de resolver esse problema acabei concluindo que não adianta bloquear os acessos, devemos nos unir ao usuário e participar juntamente com ele. Como assim participar? Vamos educar nossos colaboradores e ajuda-los a identificar que tipo de conteúdos eles devem publicar para sua segurança e principalmente segurança de nossa empresa e ainda vamos ajudar esse colaborador que agora está satisfeito com a nova política adotada pela empresa a desenvolver seu potencial e fazer dessa rede de contados uma rede de futuros clientes ou futuros colaboradores. Tudo isso sem perde o foco nas atividades diárias, seus objetivos e metas dentro da instituição.

Sds,

Rafael Pinheiro