De que se trata o artigo

Neste artigo veremos como evoluir um esquema de banco de dados de forma segura, iterativa e incremental. Em seguida, mostraremos alguns exemplos de casos comuns aplicando as técnicas de refactoring de banco de dados.


Para que serve

As técnicas de refactoring de banco de dados permitem evoluir de forma segura o design de um esquema em pequenos passos. Além disso, elas ainda podem ser utilizadas para apoiar o desenvolvimento de software evolutivo.

Em que situação o tema útil

Além de serem muito úteis na migração de bancos de dados legados, as técnicas apresentadas neste artigo permitem alterações em esquemas que já estejam em produção. Sendo esta uma das grandes dificuldades das empresas de desenvolvimento de software.

As empresas de desenvolvimento de software têm evoluído constantemente. Muitas delas devem isto às novas e modernas metodologias ágeis que defendem a construção do software de maneira incremental e iterativa. Entretanto, disponibilizar sistemas de informação com qualidade em ciclos cada vez menores, ainda é uma missão desafiadora para muitas delas. Isto porque, é preciso garantir que a cada entrega, o sistema não perderá as suas funcionalidades e continuará sem erros. Além do mais, estas metodologias não prevêem a mesma iteratividade para o banco de dados. Para finalizar, algumas destas empresas ainda utilizam bancos de dados legados e não migram para sistemas mais novos por diversos motivos, dentre eles:

• Complexidade;

• Alto custo;

• Mudança de cultura da empresa;

• Falta de conhecimento dos desenvolvedores;

• Mudanças de paradigmas dos DBAs.

A boa notícia é que usando as técnicas de refactoring de banco de dados apresentadas neste artigo, é possível fazer estas migrações e melhorias de forma segura e incremental.

O antes e o depois

Até o final da década de 90, acreditava-se que a Engenharia de Software era similar a Engenharia Civil. No entanto, as necessidades do mercado mostraram que isto não era uma verdade absoluta. No modelo de desenvolvimento de software mais conhecido e praticado desta época – modelo cascata (Waterfall) – o DBA passava vários meses planejando e modelando o banco de dados, e este, ficava pronto antes mesmo da fase de desenvolvimento ter iniciado. O problema é que alterações no modelo do banco de dados, nos finais dos projetos, passaram a ser cada vez mais frequentes, dificultando a entrega (veja a Figura 1).

Figura 1. Modelo Cascata.

Pensando nisto, os consultores de informática: Pramod J. Sadalage e Scott W. Ambler criaram algumas técnicas para refatoração de banco de dados. Estas técnicas têm como base os mesmos objetivos das metodologias ágeis: minimizar o risco pelo desenvolvimento de software em períodos curtos, chamados de iteração, os quais duram de uma a quatro semanas. Cada iteração é como um projeto de software em miniatura, incluindo todas as tarefas necessárias para implantá-lo: planejamento,análise de requisitos, projeto, codificação, testee documentação.

É neste cenário que surge a figura do DBA ágil. Diferente do DBA comum, este participa de todas as iterações do projeto, planejando o esquema do banco de dados e apoiando a equipe de desenvolvimento.

Como se pode observar na Figura 2, o esquema do banco de dados é planejado e programado a cada iteração do projeto. O que significa que muitas vezes ele será alterado com o software já em produção.

Figura 2. Modelo Espiral.

O que é Refactoring?

Martin Fowler define refactoring da seguinte forma: “É um processo de alteração em um sistema de software, de modo que, o comportamento externo do código não mude, mas que sua estrutura interna seja melhorada.”.

O uso desta técnica aprimora a concepção (design) de umsoftwaree evita a deterioração tão comum durante o ciclo de vida de um código. Esta deterioração é geralmente causada por mudanças com objetivos de curto prazo ou por alterações realizadas sem a clara compreensão da concepção do sistema. Outra consequência é a melhora no entendimento do código, o que facilita a manutenção e evita a inclusão dedefeitos.

É fundamental que o sistema desoftwarepossua testes automatizados para realizar refatorações. Dessa forma será possível garantir que o comportamento externo não foi alterado.

O que é Refactoring de Banco de Dados?

Refactoring de Banco de Dados não é mágica! Consiste em simples mudanças no esquema do banco de dados (tabelas, views, trigger, procedures, etc.) que melhoram o design sem alterar a semântica e o significado dos dados que já estão persistidos. O processo de refactoring de banco de dados define a forma de evoluir de maneira segura um esquema em pequenos passos (incremental e evolutivamente). Ela também fornece uma estratégia coerente para organizações que querem migrar seus bancos de dados legados para outros mais modernos.

Conceitualmente, refactoring de banco de dados é mais difícil que refactoring de código. Isto porque, refactoring de código precisa apenas manter a semântica comportamental, enquanto refactoring de banco de dados, além de ter esta obrigação, ainda precisa assegurar a semântica informacional.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo