Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo

Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.

Para que serve

Para prover conhecimento ao desenvolvedor sobre refatoração para padrões e demonstrar através de exemplos práticos a aplicação das técnicas de refatoração para padrões Substituir Código de Tipo por Classe, Limitar Instanciação com Singleton e Introduzir Objeto Nulo.

Em que situação o tema é útil

O tema se torna fundamental para desenvolvedores que já estão familiarizados com padrões de projeto e já os implementam em seus softwares e que querem saber mais sobre refatoração para padrões, conhecendo os benefícios que sua utilização traz.

Autores: Jacimar Fernandes Tavares e Marco Antônio Pereira Araújo

Melhorar o projeto de código existente é um dos objetivos das técnicas de refatoração para padrões. Sabe-se também que melhorar o projeto existente não implica apenas em implementar padrões de projeto e tornar o código reutilizável. Aumentar a segurança de tal código também é contribuir para uma melhoria do projeto de código existente. Não ter a segurança de que um dado de um tipo específico foi ou não modificado pode ser um problema quando se precisa ter certeza de que o dado não foi alterado antes de ser requisitado.

Melhorar o projeto de código existente também está relacionado à necessidade de melhorar o desempenho do sistema através de modificações no código. Um exemplo pode ser uma classe com várias instâncias em memória, prejudicando o desempenho. Limitar as instâncias para apenas uma contribui no sentido de liberar memória e aumentar o desempenho.

Em outro cenário, melhorar o projeto de código existente pode estar relacionado à remoção de código duplicado. Centralizar código que verifica se valores nulos foram atribuídos a objetos contribui para a redução de código que normalmente ficaria espalhado por pontos onde se fazem necessárias tais verificações.

Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a técnica de refatoração para padrões Substituir Código de Tipo por Classe como alternativa para uma melhoria do projeto de código existente em relação a tipos, além das técnicas de refatoração para padrões Limitar Instanciação com Singleton, que tem como objetivo implementar o padrão de projeto Singleton, e Introduzir Objeto Nulo, responsável pela implementação do padrão de projeto Objeto Nulo. As técnicas de refatoração para padrões citadas implicam na necessidade de aprendizagem das técnicas de refatoração Extrair Classe, Extrair Subclasse e Encapsular Atributo (ver Nota 1) e também das teorias referentes aos padrões de projeto Objeto Nulo, que será apresentado, e Singleton, já abordado em artigos anteriores.

Nota 1. Refatorações apresentadas em outros artigos

As técnicas de refatoração Extrair Classe e Extrair Subclasse já foram apresentadas em outras edições da Engenharia de Software Magazine.

Refatoração Encapsular Atributo

Esta refatoração é pertencente ao grupo de refatorações classificadas como Organizando Dados.

Nome da refatoração: O nome original da refatoração é Encapsular Campo, mas é citada nas técnicas de refatoração para padrões como Encapsular Atributo.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo