Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo

Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações. A discussão deste tema é importante para prover conhecimento ao desenvolvedor sobre refatoração para padrões e demonstrar através de exemplos práticos a aplicação das técnicas de refatoração para padrões Encadear Construtores, Unificar Interfaces e Extrair Parâmetro.

Em que situação o tema é útil

O tema se torna fundamental para desenvolvedores que já estão familiarizados com padrões de projeto e já os implementam em seus softwares e que querem saber mais sobre refatoração para padrões, conhecendo os benefícios que sua utilização traz.

Resumo DevMan

O objetivo deste artigo é apresentar as técnicas de refatoração Extrair Parâmetro, Encadear Construtores e Unificar Interfaces.

Autores: Jacimar Fernandes Tavares e Marco Antônio Pereira Araújo

Melhorar o projeto de código existente implica em muitas vezes dividir trechos de código em outras partes menores. Um exemplo seria a divisão de um método considerado grande em outros vários métodos menores. A iniciativa de dividir um método em outros menores é uma decisão que deve ser tomada de acordo com a necessidade do desenvolvedor no momento. É fato que toda divisão requer cuidados, que vão desde dominar o processo de refatoração de código até o domínio de técnicas de testes que darão a segurança ao desenvolvedor de que o processo de refatoração foi efetuado com sucesso.

Seguindo esta vertente da refatoração de código, que é a divisão de métodos maiores em vários métodos menores, o desenvolvedor poderá se deparar com a necessidade de adicionar um novo parâmetro a um dos métodos recém criados, pois se verificou a necessidade de se obter mais informações para que o método realize seu trabalho. Nesse sentido, foi criada a refatoração de código Adicionar Parâmetro, que permite ao desenvolvedor realizar a tarefa de adicionar novos parâmetros com segurança.

O desenvolvedor, ainda durante o processo de refatoração de código, poderá precisar remover parâmetros de métodos modificados e levá-los para outros métodos. A refatoração Remover Parâmetro também foi criada para auxiliar, com segurança, o desenvolvedor nessa tarefa (ver ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo