Quando trabalhamos no desenvolvimento em portais Microsoft SharePoint, muitas vezes nos deparamos com a customização e a personalização de site que já foi publicado no ambiente do cliente. Desta forma, precisamos ter um ambiente de desenvolvimento para customização desses portais. Em alguns casos, poderá ocorrer o seguinte cenário: o ambiente do Microsoft SharePoint pode estar com novas atualizações, e no momento em que você tentar restaurar um site collection em seu ambiente de desenvolvimento, poderá acontecer um erro.

Neste artigo será apresentado como resolver esse problema, baseado no Microsoft SharePoint 2010.

Antes de falarmos sobre a resolução do problema, vamos conhecer um pouco do que é o Microsoft SharePoint, para os leitores que não o conhecem.

O Microsoft SharePoint é uma plataforma de colaboração desenvolvida pela Microsoft para gerenciamento de conteúdo de forma simplificada. Através dele, podemos criar grupos de trabalho, compartilhar documentos, publicar sites, gerenciar projetos, e outros.

O Microsoft SharePoint vem sendo desenvolvido e aperfeiçoado pela Microsoft desde 2001, atualmente o produto possui duas versões: Microsoft SharePoint Foundation e Microsoft SharePoint Server.

O Microsoft SharePoint Foundation é gratuito para quem possui a licença do Windows Server. Nesta versão temos diversos recursos disponíveis, como por exemplo: compartilhamento de documentos, criação de websites, blog, calendário coorporativo, lista de discussão, agenda para reuniões, integração com Microsoft Office. Este produto não é um recurso do Windows Server, é necessário realizar o download do produto no site da Microsoft, conforme a versão de seu Sistema Operacional.

O Microsoft SharePoint Server é uma versão licenciada pela Microsoft, com recursos avançados, como por exemplo, gerenciamento de projetos utilizando o Microsoft Project, publicação de relatórios gerenciais utilizando Business Intelligence e gerenciamento de conteúdo avançado. Todos os recursos encontrados na versão Foundation também estão disponíveis na versão Server.

Ambas as versões do Microsoft SharePoint são customizáveis, podemos criar fluxos (workflows), páginas personalizadas, componentes (webpart).

Para realizar estas customizações, a Microsoft disponibiliza uma ferramenta gratuita chamada Microsoft SharePoint Designer. Para um desenvolvimento avançado de recursos podemos utilizar o Visual Studio.

Agora que já descrevemos um pouco do Microsoft SharePoint e suas funcionalidades, vamos voltar para a resolução do problema exposto no inicio do artigo.

Para realizarmos a customização de um site que já foi publicado no ambiente do cliente, precisamos realizar o backup do site collection. Para realizar esse processo, execute o seguinte código no SharePoint 2010 Management Shell:

Listagem 1: Comando de backup para o Site Collection


Backup-SPSite -Identity "Nome do seu site collection" -Path "Local onde
será armazenado o backup" -Force 

Caso você não saiba o nome do site collection, poderá colher esta informação na Central Administration/Site Collection/View all site collections.

Veja a imagem abaixo do comando no SharePoint 2010 Management Shell de backup e o nome do site collection na Central Administration no campo URL.

Backup Site Collection

Figura 1: Backup Site Collection

Após o backup realizado no ambiente do cliente, precisamos restaurá-lo em nosso portal para que possamos customizar o mesmo.  Diante do exposto, precisamos inicialmente criar um novo site no SharePoint em Central Administration/Manage web applications/New web application.

Depois da criação da Web Application, vamos restaurar o arquivo de backup gerado no ambiente do cliente em nossa Web Application, por intermédio do seguinte comando no SharePoint 2010 Management Shell:

Listagem 2: Comando de restauração do Site Collection


Restore-SPSite –Identity “Endereço Web Application” –Path “Local do arquivo
.dat” –Force

Entretanto, esse processo poderá falhar, caso seu portal do SharePoint 2010 esteja desatualizado, comparado com o do cliente o qual você está tentando restaurar o backup. A seguinte mensagem de erro será apresentada:

“Your backup is from a different version of Microsoft SharePoint Foundation and cannot be restored to a server running the current version“.

Veja em um ambiente de teste a imagem do erro. Vale salientar que a versão apresentada na imagem abaixo pode variar conforme a versão instalada.

Erro na restauração do Site Collection

Figura 2: Erro na restauração do Site Collection

Para resolver esse problema, baixe as últimas atualizações no site http://technet.microsoft.com/pt-br/sharepoint/ff800847.aspx, e instale-as em seu servidor.  Após ter realizado a atualização de seu portal, é necessário rodar o aplicativo SharePoint 2010 Products Configuration, a fim de que as referidas atualizações sejam aplicadas no banco de dados do SharePoint.

Executando o SharePoint 2010 Products Configuration

Figura 3: Executando o SharePoint 2010 Products Configuration

Caso você não execute o SharePoint 2010 Products Configuration, conforme a imagem acima, e tentar restaurar o site collection, a mensagem de erro irá ocorrer.

Após a finalização deste processo, realize o comando de restauração:

Listagem 3: Comando de restauração do Site Collection


Restore-SPSite –Identity “Endereço Web Application” –Path “Local
do arquivo .dat” –Force

Após esses procedimentos, nosso site collection foi restaurado com sucesso, conforme imagem abaixo:

Restauração do Site Collection realizada com sucesso

Figura 4: Restauração do Site Collection realizada com sucesso

Portanto, após a restauração do site collection em nosso ambiente de desenvolvimento, podemos abrir o site, navegar pelas paginas e realizar as customizações solicitadas pelo cliente. Quando terminar o processo de customização, basta realizar o processo de backup do site collection e restaurar no ambiente do cliente.

Deste modo, finalizo este artigo e espero que tenham gostado.