Revista Clube Delphi 122: Lazarus e FreePascal

Nesta edição:

  • Lazarus e FreePascal

    Neste artigo irei relatar pontos relevantes da minha experiência no processo de migração do IDE Delphi 7 para Lazarus/FreePascal. Procurarei demonstrar aos desenvolvedores usuários de Delphi como instalar e configurar um ambiente profissional e produtivo, utilizando a IDE Lazarus e o compilador FreePascal.

  • Criando um grande software

    O artigo apresenta três simples etapas que irão te ajudar a criar um grande software orientado a objetos. Descubra por onde começar um novo projeto ou uma nova opção sem atrapalhar todo o resto do processo. Aprenda também alguns conceitos de UML e como ler um diagrama de classe.

  • Design Patterns - Parte 1

    Este artigo abordará o tema Design Patterns ou padrões de projeto. Explicaremos como funcionam os padrões de projeto criacionais Factory Method e Abstract Factory e demonstraremos como eles podem ser usados para criar uma aplicação com o menor nível de acoplamento possível entre os módulos. Serão mostrados vários exemplos de criação e utilização desses padrões com dificuldade progressiva.

  • Delphi Prism e ASP.NET

    Lançado pela Embarcadero, o Delphi Prism é a nova forma de desenvolver aplicações para o .NET Framework e Mono utilizando o Object Pascal e o IDE do Visual Studio. Nesta série de artigos, veremos como utilizar o Delphi Prism para criar um site de E-Commerce usando a tecnologia ASP.NET.

  • Sistema de Locadora em Delphi 2010 – Parte 7 (Material Exclusivo da Digital)

    Trataremos neste artigo o desenvolvimento de um pequeno projeto online para reserva de filmes, onde utilizaremos o Delphi Prism e o Firebird para a criação de um Website que utilize a linguagem Object Pascal e o .NET Framework.