Revista Clube Delphi Edição 116: Delphi como linguagem de Script

Nesta edição:

  • Quick Update

    Quick Update

  • Programação com a API do Windows

    Neste artigo abordaremos diversas dicas sobre o registro e a API do Windows. Mostraremos como personalizar janelas e outros controles através da API, como usar e tratar mensagens do sistema operacional através dessas funções e várias outras coisas que elas podem nos proporcionar. Veremos como criar uma entrada no registro para programas que inicializam junto com o sistema e diversas customizações do Windows pouco divulgadas.

  • Metaprogramação

    Metaprogramação pode ter vários significados ou focos. Neste artigo estudaremos alguns componentes para interpretar código pascal. A ideia é criar uma maneira de disponibilizar ao usuário uma interface onde ele possa “programar” suas próprias rotinas e que estas possam até interagir com elementos do nosso software.

  • Crie um agendador de tarefas OO – Parte 1

    Nesta primeira parte você vai aprender como criar um agendador de tarefas utilizando a programação orientada a objetos. Nos próximos artigos desta série serão utilizados padrões de projetos para melhorar o agendador criado neste artigo.

  • Design Patterns em PHP

    O artigo apresenta o padrão Abstract Factory por meio do desenvolvimento de um Framework para acesso a dados. Este Framework deverá facilitar o desenvolvimento ou adaptação de aplicações para acesso a mais de uma base de dados.

  • Sistema de Locadora em Delphi 2010 (Exclusivo para Digital)

    Elaborar uma aplicação completa utilizando recursos do novo Delphi 2010 e possibilitando o conhecimento suficiente para desenvolver qualquer aplicação baseada na arquitetura Cliente-Servidor, aplicando a tecnologia de acesso a dados do novo DBX juntamente com o banco de dados Firebird.