Revista Clube Delphi Edição 117: Introdução ao DataSnap 2010

Nesta edição:

  • Quick Update

    Implemente segurança em aplicações multicamadas de uma forma simples.

  • Mandamentos da Orientação a Objetos

    Desenvolver sistemas é mais do que criar classes ao esmo, formulários e colocar tudo ali. É pensar no problema, possíveis soluções e unir tudo em algo que não cause mais problemas. Por isso existem os bons princípios para desenvolvimento de softwares orientados a objetos. Neste artigo vamos estudar os mais divulgados.

  • Crie um agendador de tarefas OO – Parte 2

    Este artigo fala de técnicas de refatoração. Ensina como identificar e corrigir problemas de engenharia no software. É claro que para corrigir estes problemas alguns princípios de orientação a objetos também são utilizados. Para atingir o objetivo você também vai ver como criar métodos abstratos e como sobrescrever métodos. Além de entender para que serve e qual a diferença entre as instruções abstract, virtual, dynamic e override.

  • Design Patterns para o mundo real

    Este artigo trata da aplicação prática de design patterns em problemas reais que enfrentamos no dia-a-dia. Construiremos um pequeno framework orientado a objetos e ao longo do desenvolvimento iremos implementar alguns design patterns para resolver problemas reais do sistema.

  • Primeiros passos com o novo DataSnap 2010

    Apresentar uma introdução ao novo DataSnap, lançado com o Delphi 2010, mostrando algumas de suas novidades através de um exemplo prático passo-a-passo que demonstra a construção de uma aplicação simples multicamadas (Banco de Dados, Servidor de Aplicação e Aplicação Cliente).

  • Mapeamento Objeto / Relacional

    Neste artigo vamos entender o que são e para que servem os frameworks de persistência. Iremos conhecer o Lumine, um framework de persistência objeto relacional para PHP, 100% Free e muito intuitivo.

  • Sistema de Locadora em Delphi 2010 – Parte 2 (Exclusivo para Digital)

    Nesta parte iremos realizar a conexão com o banco de dados, também iniciaremos a implementação dos Data Modules que serão responsáveis pela organização dos módulos de acesso a dados do nosso sistema. Por fim, faremos uma breve introdução aos Ribbon Controls.