Revista ClubeDelphi 148

Nesta edição:

  • Certificação Delphi

    Com a mudança de direção, agora de CodeGear para Embarcadero, esta veio a dar uma sobrevida à Certificação Delphi, através de uma nova estratégia que envolvia todo um trabalho de reestruturação do programa que será apresentado neste artigo.

  • Gerenciamento automático de metadados

    Neste artigo abordamos a automatização de um processo que custa um tempo precioso durante a atualização de um sistema em um cliente. Veremos um pequeno framework que mantém os scripts a serem aplicados e verifica qual versão necessita ser instalada.

  • Comparando estruturas de banco de dados

    Neste artigo vamos conhecer ferramentas que podem nos auxiliar no dia a dia com tarefas que não são o foco de nosso trabalho, através dO produto DB Comparer, que realiza comparações entre bancos de dados InterBase/Firebird.

  • JSON – Serializando Objetos

    Neste artigo veremos como utilizar o formato JSON para troca de dados entre camadas em Delphi. Usaremos Generics, recurso que permite flexibilizar e dar segurança ao código através da tipagem de métodos e listas.

  • RIA com Delphi

    Este artigo demonstra os passos necessários para aliar o uniGUI a outras tecnologias, inserindo códigos JavaScript e trabalhando com os recursos em conjunto, adotando como exemplo a Google Maps API.

  • Generics + MVC = Boas práticas e reusabilidade

    Neste artigo criaremos um aplicativo Win32 que utiliza o padrão MVC para mostrar como o recurso de Generics no Delphi pode trazer vantagens. Vamos além dos exemplos simples de listas tipadas, mostrando como o recursos pode ser útil no dia a dia.