Revista ClubeDelphi 154

Nesta edição:

  • Aplicação prática de Design Patterns

    Este artigo abordará os padrões de projeto comportamentais: Chain of Responsibility, Command, Iterator, Mediator e Memento. Estes padrões ajudam a tornar sistemas de software mais fáceis de serem mantidos e evoluídos.

  • Criação de relatórios via WebServices e DataSnap

    Neste artigo demonstraremos de forma prática como é possível utilizar Web Services para disponibilizar relatórios RAVE, em soluções multicamadas, desenvolvidas sobre o Framework DataSnap do Delphi XE, a múltiplos clientes.

  • Introdução ao UniDAC – Parte 1

    Aprenda sobre o UniDAC, uma biblioteca de componentes de acesso a dados para Delphi produzida pela empresa Devart. Sendo assim, esta suíte comercial vem aumentar ainda mais o leque de opções para este contexto.

  • Exposição de objetos de negócio em JSON por servidor REST

    Vamos abordar um framework chamado mORMot. Nele temos concentrados dois pilares para quem desenvolve um sistema corporativo. Temos um servidor de aplicações REST e um ORM (Object-Relational-Mapper).

  • Boas práticas para redução de acoplamento no Delphi

    Nesse artigo três boas práticas são abordadas, o uso de interfaces para isolamento das regras de negócio sujeitas a mudanças, injeção de dependência que reduz o quanto uma classe irá conhecer de outra e a aplicação de um container de inversão.