Revista ClubeDelphi Edição 128: Integração entre as plataformas Win32 e .NET

Nesta edição:

  • Quick Update - A evolução das tecnologias multicamadas

    Com a chegada da versão 2009 do Delphi a arquitetura multicamadas entrou em ascensão. Nunca os desenvolvedores tiveram tamanho interesse em desenvolvimento de aplicações distribuídas e assim, o modelo Cliente-Servidor segue deixando de ser a principal opção para empresas ou desenvolvedores independentes que têm iniciado algum projeto.

  • Interoperabilidade

    Trata da habilidade de acessar componentes .NET a partir do Delphi, ou acessar componentes do Delphi a partir do .NET, acessar serviços web feitos em ambas as linguagens ou ainda trocar mensagens via API do Windows.

  • Trace API do Firebird 2.5

    Este artigo tem por objetivo demonstrar os recursos da Trace API, que foram introduzidos no Firebird 2.5. Será apresentado um exemplo prático em Delphi que monitora o BD.

  • Delphi Prism

    O artigo demonstra algumas das principais melhorias e palavras reservadas da linguagem do Delphi Prism. Neste artigo, abordaremos preferencialmente recursos que possuem significativas melhorias / incrementos, ou mesmo que não existem, se comparados aos recursos da linguagem Delphi Win32 tradicional.

  • DataSnap no Delphi XE

    Demonstrar de forma prática como é possível utilizar o Framework DataSnap do Delphi XE para a construção de uma solução multicamadas, cujo servidor de aplicação disponibilizará seus métodos a múltiplos clientes, de tecnologias heterogêneas Web e Desktop, tais como VCL Forms e VCL for Web, PHP e .NET.

  • XML Data Binding

    Geração de interfaces que encapsulam a complexidade do acesso aos dados dos arquivos XML. Fazendo uso destas interfaces o desenvolvedor ganha uma forma simples, transparente, elegante e eficiente de manipular o conteúdo desses arquivos que são utilizados em larga escala no atual cenário de desenvolvimento.

  • Visual Studio vs. RAD Studio

    Este artigo indicará algumas das principais funcionalidades utilizadas para a criação de aplicações no Delphi Prism, ajudando no desenvolvimento com o ambiente do Visual Studio, onde serão destacados os pontos em comum, relacionando-os com quem possui conhecimento no IDE do Delphi XE, mas ainda não está totalmente adaptado ao ambiente do Visual Studio.

  • Introdução ao desenvolvimento Android no Delphi (Exclusivo)

    Este artigo ensina conceitos básicos da arquitetura Android, assim como a configurar o ambiente para compilar projetos para esta plataforma. Também aborda o funcionamento da ponte entre o Pascal e as APIs Java do Android e como utilizar estas APIs para criar controles visuais.