Revista Engenharia de Software 27: Especificação de Requisitos

Nesta edição:

  • A era Dunga nas corporações

    Artigo da Revista Engenharia de Software edição 26.

  • Testes ágeis

    Nesse artigo pretende-se demonstrar alguns aspectos que afetam os testes em processos ágeis e que, se tratados com antecedência, aumentam a chance de sucesso dos testes nesses ambientes. Será visto ainda como resolver alguns problemas que surgem devido à adoção desses processos e como se modificará o papel e o relacionamento dos testadores com o restante da equipe.

  • Boas Práticas na Engenharia de Requisitos

    Este artigo objetiva a apresentação de padrões para construção de Documento de Especificação de Requisitos de Software (DERS) e também mostrar boas práticas para sua elaboração, de forma a facilitar a comunicação entre os stakeholders.

  • Adoção de práticas do nível G do MPS.BR em microempresas

    O artigo trata de uma experiência bem sucedida na adoção de boas práticas do nível G do modelo de maturidade MPS.BR para a melhoria da qualidade no desenvolvimento de software em uma microempresa.

  • Avaliação de Usabilide em interfaces Touch Screen

    Apresenta user experience (ou experiência do usuário) como fator determinante para o projeto e avaliação da usabilidade de interface de usuário de produtos que fazem uso de interface touch screen.

  • Uma visão geral do ITIL

    Visão geral sobre ITIL, com apresentação detalhada do estágio de Desenho de Serviço (Service Design) na versão 3, além de apresentação dos principais sub-processos desse estágio.

  • Apoio à Gestão de TI com ITIL

    Nesse artigo apresentaremos aspectos teóricos associados ao ITIL e também o desenvolvimento de uma ferramenta de gerenciamento de dados administrativos da área de TI em conformidade com as melhores práticas propostas pela ITIL, mais especificamente na área de gerenciamento de configuração.