Revista Engenharia de Software 30: Projeto de Software com Astah

Nesta edição:

  • Super-Heróis, X-Men e a Geração Y

    Artigo da Revista Engenharia de Software edição 30.

  • Acompanhamento de projetos distribuídos com Scrum

    Neste artigo apresentaremos uma abordagem para auxiliar o acompanhamento de projetos ágeis em um ambiente distribuído. O artigo apresentará os papéis importantes, a forma de organizar as equipes, a utilização de recursos tecnológicos e a adoção de algumas práticas de Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS).

  • Engenheiro de Software:We Need You

    Apresenta a engenharia de software, destacando sua importância no contexto atual do avanço tecnológico e crescimento econômico mundial, além de salientar a necessidade de formação de engenheiros de software.

  • Projeto de Software com Astah*

    O objetivo deste artigo é apresentar uma ferramenta de apoio à criação de diagramas de apoio a projetos de software como diagramas de classe, de casos de uso, de entidade-relacionamento. Para isso, será utilizado um estudo de caso.

  • Refatoração para Padrões – Parte 3

    Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.

  • Diagramas de Transição de Estados

    Esse artigo apresenta o Diagrama de Transição de Estados, modelo disponível na UML para modelagem do comportamento individual de um objeto, além de reafirmar a necessidade de adoção de uma maneira prática de uso dos recursos da linguagem de modelagem no sentido de produzir diagramas simples, úteis e legíveis.

  • Estimativas de Software Orientado a Objetos

    Este artigo apresenta os seguintes assuntos: métricas de estimativas de software orientado a objetos; como medir pontos de casos de uso em modelos OO; análise das vantagens e desvantagens das métricas estudadas; aplicação de Pontos de Casos de Uso em estudos de casos reais, demonstrando seus passos e analisando os resultados obtidos como indicativos para sua indicação.