Revista Engenharia de Software 34: Testes Ágeis

Nesta edição:

  • Por trás do óbvio - Você tem “Semancol”?

    Vamos falar sobre vitaminas. Sabemos que as vitaminas fornecem ao corpo humano uma grande variedade de nutrientes fundamentais para o seu bom funcionamento.

  • Seus testes são “ágeis”?

    Neste artigo foram apresentadas as principais alterações sofridas pela atividade de testes ao longo dos últimos anos, principalmente influenciadas pelas metodologias ágeis. A experiência em projetos Scrum foi considerada e alguns pontos foram levantados como sugestões de melhoria para o que acontece hoje, seguindo as premissas do manifesto ágil e a ideia de desenvolvimento incremental de software.

  • Desenvolvimento de Software Apoiado por Groupware

    Este artigo aborda o uso de groupware nos processos de desenvolvimento de software que são realizados de forma colaborativa, apresentando suas principais características, vantagens, ferramentas e plataformas para apoiar o desenvolvimento de software neste contexto.

  • Alternativas para redução de problemas na manutenção de software

    Apresentaremos neste artigo algumas alternativas de respostas para os problemas de manutenção apresentados no artigo sobre manutenção de software apresentado na edição anterior. Estas alternativas estão embasadas em três fontes distintas: na norma ISO/IEC 12207, nas soluções encontradas na organização analisada no estudo de caso, e nas propostas de outros autores que se dedicaram ao assunto.

  • Refatoração para Padrões – Parte 7

    Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.

  • Tratamento de exceções (Exclusivo)

    Utilização de mecanismos que permitem o tratamento de exceções no desenvolvimento de software na linguagem Java. Uma abordagem prática está sendo apresentada para ilustrar tais mecanismos.

  • Construindo Diagramas de Classes (Exclusivo para o Leitor Digital)

    Este artigo apresenta inicialmente algumas definições básicas sobre a orientação a objetos. Na sequência, é apresentada uma visão geral sobre os diferentes diagramas da UML, entrando em maiores detalhes sobre a elaboração do diagrama de classes através de um exemplo prático.