Revista Engenharia de Software 35: Interoperabilidade entre sistemas SOA

Nesta edição:

  • Por trás do óbvio - Você é um bom procrastinador?

    Artigo da Revista Engenharia de Software edição 35.

  • Gerência de configuração em empresas de médio porte (Exclusivo)

    Este artigo apresenta uma estratégia para a implantação da Gerência de Configuração de Software (GCS), adaptada à realidade das empresas de médio porte e apoiada em ferramentas automatizadas para controle de versões. A falta da GCS propicia um total desconhecimento do produto de software a ser desenvolvido. Aliado a isso, a falta da gerência de mudanças leva a perda de controle na produção de artefatos de software durante o processo de desenvolvimento ou manutenção de sistemas de informação.

  • Introdução à verificação de diagramas de classe – Parte 1

    Apresentaremos nesta série de artigos uma técnica baseada em templates de testes de design para a verificação de artefatos de diagramas de classes UML contra código Java. Nesta primeira parte de nosso artigo, apresentaremos os principais conceitos envolvidos: UML 2.0, MDA, Teste de Design e DesignWizard.

  • Reengenharia de software orientado a objetos

    Manutenção de software evolutiva e adaptativa. Neste contexto, apresenta a aplicação dos padrões para reengenharia de software orientado a objeto.

  • Otimização de Processos de Negócio usando BPM – Parte 1

    Este artigo irá mostrar os detalhes e problemas relacionados a processos de negócio dentro de uma organização, além de explicar, passo a passo, como conduzir uma iniciativa de otimização de um processo de negócio, com o intuito de torná-lo mais eficaz e mais eficiente.

  • SOA - Interoperabilidade entre múltiplos sistemas

    Este artigo apresenta os principais conceitos da Arquitetura Orientada a Serviços (SOA - Service Oriented Architecture) e explora a razão de utilizá-la, abordando também a interoperabilidade, conceito-chave de SOA e de sistemas distribuídos. Será apresentado como construir uma aplicação dentro do estilo SOA através da utilização de Web Services e BPEL, demonstrando na prática a integração entre sistemas, interoperabilidade e o uso de ferramentas e tecnologias para criação de serviços compostos.

  • Refatoração para Padrões – Parte 8

    Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.