Revista Engenharia de Software 36: Ciclo de Vida do Software

Nesta edição:

  • Gestão do bom humor

    Você já ouviu falar em um artigo de luxo chamado sorriso? Isso mesmo, sorriso... aquele hábito descontraído de elastecer as bochechas e expor a arcada superior numa explosão de felicidade.

  • Agilidade na Prática

    Este artigo aborda o tema gerência de projetos utilizando metodologias ágeis e apresenta a ferramenta Sprintometer utilizada para apoiar a utilização de métodos ágeis.

  • Aprimorando a escrita de casos de uso

    Esse artigo aborda tópicos relacionados à boa prática da escrita de casos de uso no processo de especificação de requisitos. Nele é descrito como os casos de uso devem atender a necessidades específicas de diferentes partes interessadas.

  • Ciclos de Vida do Software

    Neste contexto, neste artigo apresentaremos alguns modelos de ciclo de vida, quais sejam: Cascata, Modelo em V, Incremental, Evolutivo, RAD, Prototipagem, Espiral, Modelo de Ciclo de Vida Associado ao RUP.

  • Introdução à verificação de diagramas de classe – Parte 2

    Apresentaremos nesta série de artigos uma técnica baseada em templates de testes de design para a verificação de artefatos de diagramas de classes UML contra código Java. Nesta segunda parte de nosso artigo, apresentaremos uma abordagem de apoio

  • Otimização de Processos de Negócio usando BPM – Parte 2

    Este artigo dará continuidade à série sobre otimização de processos de negócio usando BPM, que iniciou na edição anterior o estudo de uma metodologia para projetos de BPI (Business Process Improvement). Nesta edição, será visto quais são as técn

  • Refatoração para Padrões – Parte 9

    Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.

  • Aspectos importantes da gestão de projetos

    Apresenta necessidade de reconhecer o problema a ser tratado, compromisso e liderança como elementos essenciais à gestão de projetos.