Revista Engenharia de Software Magazine 41: Fundamentos das Metodologias Ágeis

Nesta edição:

  • Scrum e o gerenciamento de projetos

    Este artigo tem como meta apresentar de forma prática como um mesmo projeto pode ser beneficiado com a aplicação das técnicas ágeis de gerenciamento de projetos, unidas e aliadas às tradicionais, de forma a se complementarem mutuamente nos aspectos de papéis e responsabilidades do Scrum, com os papéis e responsabilidades do gerente de projetos, e sem haver conflitos de interesse.

  • Fundamentos das Metodologias Ágeis

    Nesse artigo são descritas de forma geral a origem e as motivações para a utilização de métodos ágeis e também detalhes sobre os principais métodos. Os métodos ágeis são descritos principalmente sob o ponto de vista do fluxo de atividades e práticas conduzidas durante o desenvolvimento de software.

  • Uso de cenários para especificação de requisitos de qualidade

    Este artigo fornece uma visão geral da engenharia de requisitos, requisitos de qualidade e cenários, e atua como introdução à avaliação de arquitetura de software utilizando cenários.

  • Derivando casos de teste a partir de casos de uso

    Esse artigo apresenta uma estratégia para, na etapa de especificação de um processo de teste de software, elaborar casos de teste a partir dos casos de uso.

  • Arquitetura da informação na web

    O artigo trata do uso da Arquitetura da Informação na Web com o objetivo de estruturar e organizar os websites para os usuários encontrarem as informações que procuram com mais facilidade. Ao utilizar padrões, é possível criar uma estrutura consistente e de simples manutenção.

  • Boas práticas para escrita de métodos, funções e procedimentos – Parte 3

    Este artigo aborda o tema Código Limpo com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar a qualidade do código-fonte de suas aplicações. A discussão deste tema é interessante uma vez que provê conhecimento ao desenvolvedor sobre como transformar códigos considerados ruins em bons códigos através de exemplos práticos das teorias aqui abordadas.