Revista Engenharia de Software Magazine 49

Nesta edição:

  • PMBOK e Scrum, como uni-los?

    Demonstrar como é possível unir o Scrum ao Guia PMBOK e aplicá-los em conjunto em projetos de desenvolvimento de software, evidenciando como o modelo ágil do Scrum pode contribuir muito para dar mais agilidade às boas práticas do Guia PMBOK.

  • Gerenciando ciclos de manutenção evolutiva apoiado pela ferramenta Controla

    Aborda o tema gerência de ciclos de manutenção evolutiva de um sistema de controle acadêmico apoiado pela ferramenta Controla. Neste sentido, este artigo demonstra o quanto é importante gerenciar os ciclos de manutenção evolutiva de um software.

  • Sistemas de controle de versão

    Aborda os conceitos de um sistema de controle de versões através da implementação e configuração de um repositório servidor e das estações de trabalho utilizando a ferramenta Open Source TortoiseSVN.

  • Analisando a gerência de configuração

    Apresenta o gerenciamento de configuração de software como atividade crucial no desenvolvimento e manutenção de software e destaca aspectos técnicos e organizacionais observados em pesquisa realizada junto a empresas do setor.

  • Análise de pontos de função em GTI

    O artigo trata do processo de contagem do tamanho funcional do software a partir da aplicação da técnica de Análise de Pontos de Função.

  • Testes: avaliação por quantidade ou por qualidade?

    Neste artigo serão abordadas algumas perguntas interessantes que pairam sobre as mentes envolvidas direta ou indiretamente com qualidade e testes de software.