Nesta edição:
Engenharia Clássica X Desenvolvimento Ágil
Este artigo aborda as dificuldades enfrentadas no processo de desenvolvimento de software, desde os seus primórdios aos dias atuais, observando o surgimento de um novo modelo de desenvolvimento, o desenvolvimento ágil, que promete diminuir as lacunas encontradas na engenharia de software clássica, mas que ainda encontra as mesmas dificuldades deste último, a comunicação das partes.
Gerenciamento de equipes distribuídas geograficamente
Este artigo aborda o tema gerenciamento de projetos geograficamente distribuídos. Para isso, apresentar o Gráfico de Burndown acessado via web para apoiar o gerenciamento destas equipes.
Competência individual e modelo de qualidade de software
Este artigo analisa as competências individuais dos profissionais de Tecnologia da Informação para que possam atuar em projetos de desenvolvimento de software em Micro e Pequenas Empresas, utilizando como base os modelos de qualidade MPS.BR, CMMI e o Guia PMBOK.
Esse artigo aborda o modo pelo qual a ferramenta Enterprise Architect oferece suporte à engenharia de requisitos, mais especificamente à rastreabilidade de requisitos, demonstrando e exemplificando suas funcionalidades para este apoio.
Maturidade em Desenvolvimento de Software
Este artigo tem como objetivo apresentar os modelos de maturidade existentes, dando um foco maior no MPS.BR comparando-o com o modelo internacional CMMI.
Este artigo apresenta o tema teste exploratório, possibilitando o entendimento da técnica e suas teorias, mostrando também a sua aplicabilidade prática.
Um parser XMI para modelos UML de linha de produto de software
Neste artigo será visto como é possível processar um arquivo XMI contendo variabilidades de uma linha de produto de software (LPS). Para tanto, utilizaremos a LPS Arcade Game Maker (AGM) do Software Engineering Institute para ilustrar os principais conceitos.