Revista Engenharia de Software Magazine 52

Nesta edição:

  • Engenharia Clássica X Desenvolvimento Ágil

    Este artigo aborda as dificuldades enfrentadas no processo de desenvolvimento de software, desde os seus primórdios aos dias atuais, observando o surgimento de um novo modelo de desenvolvimento, o desenvolvimento ágil, que promete diminuir as lacunas encontradas na engenharia de software clássica, mas que ainda encontra as mesmas dificuldades deste último, a comunicação das partes.

  • Gerenciamento de equipes distribuídas geograficamente

    Este artigo aborda o tema gerenciamento de projetos geograficamente distribuídos. Para isso, apresentar o Gráfico de Burndown acessado via web para apoiar o gerenciamento destas equipes.

  • Competência individual e modelo de qualidade de software

    Este artigo analisa as competências individuais dos profissionais de Tecnologia da Informação para que possam atuar em projetos de desenvolvimento de software em Micro e Pequenas Empresas, utilizando como base os modelos de qualidade MPS.BR, CMMI e o Guia PMBOK.

  • Rastreabilidade de Requisitos

    Esse artigo aborda o modo pelo qual a ferramenta Enterprise Architect oferece suporte à engenharia de requisitos, mais especificamente à rastreabilidade de requisitos, demonstrando e exemplificando suas funcionalidades para este apoio.

  • Maturidade em Desenvolvimento de Software

    Este artigo tem como objetivo apresentar os modelos de maturidade existentes, dando um foco maior no MPS.BR comparando-o com o modelo internacional CMMI.

  • Testes Exploratórios

    Este artigo apresenta o tema teste exploratório, possibilitando o entendimento da técnica e suas teorias, mostrando também a sua aplicabilidade prática.

  • Um parser XMI para modelos UML de linha de produto de software

    Neste artigo será visto como é possível processar um arquivo XMI contendo variabilidades de uma linha de produto de software (LPS). Para tanto, utilizaremos a LPS Arcade Game Maker (AGM) do Software Engineering Institute para ilustrar os principais conceitos.