Revista Engenharia de Software Magazine 55

Nesta edição:

  • Scrum em sistemas heterogêneos e equipes distribuídas

    O objetivo deste artigo é apresentar como se deu esse desenvolvimento, bem como descrever as lições aprendidas, pontos fortes e pontos fracos do método Scrum quando usado em um contexto um tanto desfavorável para sua implementação

  • Adoção de metodologias ágeis

    Este artigo aborda cenários pouco explorados pelas organizações durante a tomada de decisão a respeito da adoção de metodologias ágeis.

  • Integrando Scrum e CMMI

    Este artigo apresenta de forma prática como e quais atividades do framework Scrum são aderentes aos objetivos globais e específicos do CMMI, mais especificamente das duas áreas da engenharia de requisitos: REQM e RD.

  • ATDD na Prática

    Este artigo apresenta uma abordagem de desenvolvimento de sistemas baseado em critérios de aceitação utilizando os testes automatizados para atender as necessidades das estórias de um backlog

  • Modelagem da gestão de pessoas

    Este artigo descreve resultados parciais de um projeto, que tem como objetivo principal investigar os fatores que mais influenciam os riscos na tomada de decisão em gestão de pessoas em equipes de desenvolvimento de projetos de software.

  • Processo, qualidade e métricas de desenvolvimento de software

    Este artigo fala sobre qualidade e métricas atreladas ao processo de desenvolvimento de software. Ele engloba aspectos históricos referentes à qualidade e faz uma breve imersão em processos de software abordando qualidade e métricas.

  • Conhecendo os testes exploratórios – Parte 3

    Este artigo apresenta ao leitor os métodos comumente adotados pelos testadores para a geração de ideias e modelos mentais durante a execução de testes exploratórios.