Revista Engenharia de Software Magazine 59

Nesta edição:

  • Integrando Agilidade com maturidade

    Este artigo apresenta características específicas dos principais métodos ágeis e dos modelos de maturidade CMMI e MPS.BR, para então, desenhar um modelo que mostra, na prática, como os dois diferentes paradigmas podem se integrar.

  • Como formar Times de alta performance

    Este artigo retrata técnicas e experiências em projetos Scrum relacionadas à formação de times de alta performance e demonstração de ganho para o cliente através de métricas de projeto.

  • Detalhando os requisitos de um sistema de solicitações – Parte 1

    O objetivo desta série é apresentar um conjunto de boas práticas associadas à descrição de casos de uso. Para isso, será discutido neste primeiro artigo o contexto no qual os casos de uso serão especificados.

  • Linhas de processo de software

    Neste artigo serão apresentados os principais conceitos relacionados ao tema Linhas de Processo de Software e será feita uma introdução sobre técnicas e mecanismos propostos para a melhoria contínua de processos de software.

  • Implementando gerência de reutilização de software

    Este artigo apresenta uma abordagem de gerência de reutilização para uma empresa real, seguindo os preceitos do processo de Gerência de Reutilização do modelo de referência do MPS.BR.

  • Aplicando testes unitários com dublês de testes

    Este artigo estuda técnicas e ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de testes automatizados e aplica em um estudo de caso, mostrando como implementar esses testes, as vantagens de utilizá-los e as dificuldades encontradas.

  • Trabalhando com engenharia reversa

    Este artigo apresenta a ferramenta EngRev, desenvolvida com o intuito de realizar a recuperação de modelos de software legados desenvolvidos em Delphi através da geração de diagramas e recuperação de código para linguagens mais utilizadas atualmente.