Revista Java Magazine 108

Nesta edição:

  • Computação Java nas Nuvens

    Este artigo explora a origem, conceitos, características e atributos que envolvem o Cloud Computing, com o objetivo principal de prover informações de base que possam servir de auxílio na definição da arquitetura de soluções de tecnologia. E dentro dessa tendência, será analisado qual o impacto e movimentação em curso na plataforma Java.

  • Desenvolvendo com GAE e JSF 2

    O artigo apresenta a integração da tecnologia JavaServer Faces (JSF 2.0) com o Google APP Engine (GAE).

  • Uma abordagem prática ao Hibernate 4

    Neste artigo veremos como utilizar os recursos do Hibernate, agora na versão 4, para facilitar e dinamizar a persistência de objetos em aplicações Java. Nesta etapa, conhecermos as novidades da API de serviços internos e o suporte a Multitenancy, além do tradicional Open Session in View.

  • JSF 2 e o PrimeFaces – Parte 1

    Este é o primeiro de uma série de três artigos que apresentarão, em detalhes, a arquitetura de um poderoso framework no desenvolvimento de interfaces com o usuário em soluções Java para a web, o JavaServer Faces.

  • JavaFX 2 no ambiente empresarial

    O artigo aborda o uso da tecnologia JavaFX 2 no desenvolvimento de aplicações ricas dentro do ambiente corporativo. Para isso, um exemplo é apresentado envolvendo o uso de um Web Service REST como forma de acesso e manipulação a um banco de dados dentro de uma aplicação cliente JavaFX.

  • Novos hábitos dos desenvolvedores

    Este artigo apresenta analogias que são frequentemente feitas entre diferentes engenharias e outras profissões em relação à Engenharia de Software, e desta forma procura demonstrar de que maneira tais analogias podem ser úteis ou não, assim como sugerir hábitos mais adequados para os profissionais da área.

  • O que é o OpenJDK?

    O artigo introduz ao leitor a tecnologia OpenJDK. São apresentadas suas vantagens e desvantagens e as situações mais aptas à sua utilização. Esse artigo aborda ainda, a história dessa tecnologia ao longo dos anos, quais versões estão disponíveis para quais sistemas operacionais e aponta os principais impactos na área do desenvolvimento Java.