Revista Java Magazine 84: Boas práticas com Spring 3.0 e JBoss AS 5

Nesta edição:

  • Java.Next: O futuro do Java

    Uma cobertura da JavaOne 2010, com foco naquilo que mais preocupava a comunidade Java: Como ficará nossa plataforma favorita “sob nova direção”? A data do evento, adiada mais de três meses do tradicional, só fez aumentar o suspense. Mas pode ter sido bom, pois tivemos muitas respostas, concretas e detalhadas.

  • Gerando relatórios com iReport

    Neste artigo veremos os principais recursos do iReport para criação de relatórios tendo como premissa a independência da fonte de dados.

  • CDI – Contextos e Dependências

    Trata do padrão CDI – Contexts and Dependency Injection for the JavaTM Platform –, proposto pela JSR 299 e lançado em dezembro de 2009 como parte da plataforma Java EE, versão 6. Por ser uma das tecnologias incluídas nesta plataforma, está disponível para utilização por qualquer servidor Web ou servidor de aplicação Java EE 6, como por exemplo o GlassFish 3. Esta primeira parte apresenta uma visão geral e apresenta em mais detalhes fornecedores e qualificadores no CDI.

  • Desenvolvimento 3D em Java

    Esta é a segunda parte de uma série de três artigos que tratam do desenvolvimento de animações e jogos 3D em Java. Neste artigo, serão abordados classes e recursos que permitem a criação de interfaces mais realísticas do que aquelas desenvolvidas no artigo anterior, e será iniciado o desenvolvimento de um jogo 3D.

  • Aplicando boas práticas ao container de IoC

    A base do Spring Framework é seu container de injeção de dependências. Neste artigo veremos algumas boas práticas que, aplicadas ao uso do container de injeção de dependências, minimizam os custos de manutenção de sistemas baseados no framework.

  • Turbinando o JBoss AS 5

    O JBoss Application Server 5 pode ser alterado de acordo com as necessidades de cada aplicação, resultando em maior performance, segurança, escalabilidade, alta disponibilidade entre inúmeros fatores que fazem diferença ao entrar em produção ou até mesmo agilizando o processo de desenvolvimento. Neste artigo veremos 10 dicas de tuning e boas práticas para customizar seu JBoss AS 5.

  • Desenvolvimento Ágil com Kanban

    Este artigo é uma introdução ao Kanban, um método de desenvolvimento de software com fortes bases em práticas Lean, e que tem como objetivo otimizar o processo de desenvolvimento de software pré-existente. Este método limita o trabalho em progresso, apresentando a evolução de forma visual, tornando os problemas evidentes e cultivando uma cultura de melhoria contínua.

  • Simplificando o uso de Threads (Artigo Exclusivo)

    Nesse artigo, veremos o que são threads, como são implementadas em Java e algumas de suas principais aplicações. Veremos também como se comunicar com threads que não estão executando e como esperar o encerramento de uma thread.