Revista Java Magazine 85: CDI + JSF 2

Nesta edição:

  • Dividir para Conquistar

    Programação Concorrente; mais especificamente, paralelização de algoritmos para aceleração do seu desempenho através do uso de várias CPUs ou núcleos de processamento. No artigo, focamos na conhecida técnica de “divisão e conquista”.

  • Customizando Componentes no JSF 2.0

    Utilização do JavaServer Faces 2 para criação de componentes de interface com o usuário customizados. Neste artigo você verá o que existe por trás dos componentes customizados, além de aprender a criar seus próprios componentes.

  • CDI – Contextos e Dependências

    Trata do CDI – Contexts and Dependency Injection for the JavaTM Platform –, padrão publicado na JSR 299 em dezembro de 2009 como parte do Java EE 6 e, portanto, disponível para utilização por qualquer servidor Web ou servidor de aplicação Java EE 6, como por exemplo o GlassFish 3. Esta segunda e última parte da série de artigos discute sobre contextos e apresenta as seguintes funcionalidades: alternativas, interceptadores, decoradores e eventos.

  • Web Semântica: O Futuro das Aplicações

    Este artigo trata do uso de Ontologias para enriquecer, com mais semântica, suas aplicações. Para isso, esclarecemos conceitos importantes sobre Ontologia, citamos alguns exemplos de aplicação da tecnologia, e utilizamos o framework Jena na construção de uma Ontologia.

  • Uma abordagem prática com Seam

    O artigo apresenta brevemente o framework Seam, algumas das suas características e seus principais benefícios. O foco principal deste artigo, porém, é demonstrarmos de forma prática a criação de uma aplicação Seam através da técnica de engenharia reversa.

  • Modularidade em Java

    O artigo aborda o framework OSGi e sua plataforma de serviços, trazendo modularidade para a plataforma Java. A maioria dos conceitos envolvendo o uso de módulos dentro da plataforma OSGi é apresentada no decorrer do artigo com exemplos práticos e comparações ao desenvolvimento Java “tradicional”.

  • Boas práticas com PostgreSQL e Java

    Técnicas, atividades ou recomendações do que a experiência leva a crer ser o mais efetivo de ser praticado no PostgreSQL. São recomendações para a Linguagem de Definição de Dados (DDL), técnicas para otimizar as consultas e orientações para criar aplicações menos vulneráveis.

  • C/C++ para desenvolvedores Java (Artigo Exclusivo)

    Vamos descer alguns degraus das costumeiras linguagens de alto-nível da JVM, e examinar a programação com código nativo, integrado à JVM através da JNI – ou da JNA, alternativa mais moderna e muito mais produtiva.