Revista MSDN Magazine Edição 02 - Compartilhando Experiências

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 02

Clique aqui para ler este artigo em pdf imagem_pdf.jpg

msdn02_capa.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Compartilhando Experiências

 

Os grupos de usuários não são novidade, mas nos últimos meses tem havido grande interesse por esse tipo de iniciativa. O objetivo dos membros dos grupos é trocar experiências sobre o uso de determinada tecnologia, o que resulta em uma rede de colaboradores interessados na mesma tecnologia ou produto. Os participantes se reúnem com certa freqüência para fazer apresentações e seminários sobre temas relevantes ao objetivo do grupo. As palestras podem ser ministradas por membros do próprio grupo ou por pessoas convidadas especialmente para essa atividade.

 

Sempre que surge uma nova tecnologia, muitas pessoas demonstram interesse em conhecer o assunto em mais detalhes. Encontrar outros interessados pode ser o primeiro passo para formar um novo grupo.

 

No caso do .NET, isso aconteceu em diversas partes do mundo, e muitos grupos sentiram necessidade de trocar experiências entre si. Assim, foi fundada a INETA (International .NET Association, www.ineta.org),  associação que reúne grupos de usuários .NET em todo o mundo.

 

A INETA é uma organização independente que conta com o apoio de alguns patrocinadores, como editoras de livros técnicos e a própria Microsoft. Atualmente, a INETA contabiliza mais de 389 grupos espalhados pelo globo, e esses grupos representam mais de 115.500 indivíduos interessados na plataforma .NET da Microsoft.

 

Dentre as atividades organizadas pela INETA para os seminários e apresentações, destaca-se o envio de um palestrante experiente na tecnologia e reconhecido pelo mercado. A INETA já promoveu mais de 100 apresentações para seus grupos de usuários membros.

 

Em setembro de 2003, tivemos a oportunidade de nos aproximar um pouco mais da entidade. A associação promoveu no Brasil o INETA Road Show, que passou por 3 capitais (Recife, Rio de Janeiro e Brasília) e contou com 2 palestrantes internacionais (David Chappell e Mike Amundsen), além de 2 palestrantes brasileiros filiados à INETA Speakers Bureau (Mauro Sant’Anna e o Fabio Galuppo). Os eventos, organizados por grupos de usuários locais associados à INETA, contaram com a participação de mais de 1.500 pessoas e ajudaram a disseminar a cultura .NET naquelas cidades.

 

A participação do Brasil tem sido cada vez mais marcante e, atualmente, o país é um dos mais ativos na INETA. A comunidade brasileira é composta de mais de 14 grupos de usuários, que representam acima de 1.100 desenvolvedores.

Para quem ficou interessado nos grupos de usuários .NET, o site MSDN Brasil tem uma página voltada para essa iniciativa, onde é possível encontrar a lista dos grupos de usuários .NET no Brasil (http://www.msdnbrasil.com.br/GruposIneta/). Para os usuários que não residem nas mesmas cidades dos grupos, uma sugestão: junte seus amigos e forme seu próprio grupo. O site disponibiliza um documento que descreve passo a passo como estruturar o seu grupo e organizar as reuniões.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?