Este é um post disponível para assinantes MVPou para quem possui Créditos DevMedia. Clique aqui para saber mais!
Revista MSDN Magazine Edição 02 - Trocando dados entre Objetos em um aplicativo
Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 02

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição
Trocando dados entre Objetos em um aplicativo
Qual é a melhor forma de passar dados entre camadas em um aplicativo?
por Ken Spencer
A tarefa de passar dados entre formulários, classes, páginas da Web e Web Services é sempre um desafio. Embora à primeira vista essa tarefa possa parecer bastante simples, as necessidades de um aplicativo podem exigir requisitos diferentes para os dados no destino (endpoints) e requerer certas alterações em seu formato.
• Estruturas;
• Classes (com e sem serialização);
• Vetores (arrays), coleções (collections);
• DataSets, DataTables, DataRows;
• XML;
• Variáveis compartilhadas (Shared variables);
• Propriedades públicas expostas a partir de classes.
Existem outros métodos, mas esses são alguns dos mais comuns. Vamos usar algumas dessas abordagens e examinar os prós e os contras de cada uma delas. Antes de começar, você deve dedicar um tempo para pensar no que irá fazer com os dados quando eles chegarem a seu destino. Se você pretende usá-los junto com um DataSet, DataTable ou DataRow, o melhor é usar um formato que seja facilmente transferível (ou seja, um formato que seja traduzido diretamente para o formato desejado, como um DataRow).
Primeiro, vamos dar uma olhada nas estruturas e classes, pois elas podem ter propriedades, métodos e construtores. Entretanto, existem algumas diferenças nesses conceitos e você poderá ler mais sobre elas no livro Migrando para o VB.NET: Estratégias, Conceitos e Código, de Dan Appleman. Agora, vamos analisar alguns aspectos práticos que descobri sobre estruturas e classes.
As estruturas são muito interessantes porque também se comportam como classes "leves", pois ficam sobre a pilha (stack) ao invés da heap, desde que você use tipos de valor. Uma estrutura simples se assemelha ao código abaixo:
Public Structure SomeData
Dim Name As String
"
Este é um post disponível para assinantes MVP
ou para quem possui Créditos DevMedia. Clique aqui para saber mais!
Ken Spencer
Ken Spencer (basics@microsoft.com) trabalha na 32X Tech (http://www.32X.com), onde é responsável pelo treinamento, desenvolvimento de software e serviços de consultoria em tecnologias Microsoft.




