Revista MSDN Magazine Edição 04 - Imagine Cup - Transforme Suas Idéias em Aplicações

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 04

msdn04_capa.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Imagine Cup – Transforme Suas Idéias em Aplicações

por Leonardo Tolomelli

O período em que cursamos faculdade é excelente para conhecermos novas tecnologias e entendermos o que o mercado está usando ou direcionado para usar.

 

Desse modo, a plataforma .NET tem contribuído muito para disseminar as tecnologias Microsoft nas universidades. Resultado disso são os cursos que incluem a linguagem C# ou a plataforma .NET no currículo ou mesmo o números de grupos de usuários acadêmicos voltados para o estudo da plataforma.

 

Para estimular esses professores e alunos a conhecer profundamente a tecnologia e tirar proveito dos benefícios por ela oferecidos, a Microsoft está anunciando o Imagine Cup, competição de programação que visa testar as habilidades dos participantes no desenvolvimento de aplicações Web com o .NET.

 

Além de concorrer a grandes prêmios, os participantes ainda poderão representar o Brasil na final mundial da competição, a ser realizada em julho de 2004 no Brasil. A final contará com mais de 35 equipes de todo o mundo, competindo pelo “título mundial” da Imagine Cup.

 

Para participar, basta inscrever on-line uma equipe composta de 1 a 4 jogadores, e o prazo final é 10 de março de 2004. Os jogadores deverão ser estudantes de segundo grau, faculdades ou pós-graduação. A inscrição de um professor-coordenador é opcional.

 

A competição foi dividida em 3 etapas, e a primeira consiste na preparação técnica e no nivelamento dos concorrentes através do programa Desenvolvedor 5 Estrelas (www.msdnbrasil.com.br/cinco_estrelas/). Para passar da primeira fase, todos os membros das equipes devem conquistar pelo menos a terceira estrela do programa. Uma vez inscrito, cada participante receberá o CD com o material de treinamento e preparação para a conquista das estrelas. As provas devem ser realizadas on-line no próprio site MSDN.

 

Como incentivo aos participantes, aqueles que conseguirem conquistar a terceira estrela e se classificar para a segunda fase receberão uma camisa exclusiva do Imagine Cup.

 

Os participantes que já possuem a terceira estrela podem se dedicar à segunda fase - a construção de um aplicativo Web – o qual deve ser enviado para a Microsoft até o dia 20 de abril de 2004. Uma comissão julgadora escolherá as 10 melhores soluções com base em critérios descritos no regulamento da competição. Essas soluções passarão para a terceira etapa (denominada final brasileira da competição Imagine Cup). Além disso, serão concedidos prêmios especiais a todos os participantes das equipes e suas escolas (visite o site no final de fevereiro para conhecer a lista de prêmios).

 

Na terceira etapa, as equipes deverão desenvolver uma nova aplicação (ou aperfeiçoar a aplicação da segunda fase), fazendo uso de algumas das principais tecnologias da plataforma, como suporte à mobilidade, controle de versão e uso de Web services (publicação ou consumo). Essas aplicações deverão ser submetidas até o dia 31 de maio de 2004 para apreciação da comissão julgadora, composta de professores renomados das principais instituições de ensino superior do Brasil.

 

O Imagine Cup é uma excelente oportunidade para aprimorar o seu conhecimento em uma tecnologia que vem sendo adotada rapidamente no mercado, onde profissionais experientes são bastante requisitados. Além disso, você terá a chance de exercitar sua criatividade, ganhar prêmios e, quem sabe, representar o Brasil na final mundial da competição.

 

Para desenvolver a solução, os participantes podem usar o ASP .NET Web Matrix (http://www.msdnbrasil.com.br/produtos/webmatrix/) e o MSDE (http://www.asp.net/msde/default.aspx?tabindex=0&tabid=1), ou seja, ferramentas gratuitas da Microsoft. Os alunos que estudam em instituições que possuem o MSDN AA (http://www.msdnbrasil.com.br/aa/) poderão usar o Visual Studio, pois esta assinatura dá direito para desenvolver.

 

Então, o que você está esperando? Encontre 3 outros amigos, inscreva a sua equipe e coloque a cabeça para funcionar. Afinal de contas, o que vale é a participação!

 

Para obter mais informações sobre a competição, bem como a ficha para inscrição das equipes, acesse o site: http://www.microsoft.com/brasil/imaginecup.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?