Revista MSDN Magazine Edição 08 - Palavra do Editor

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 08

msdn08_capa.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Palavra do editor

 

Neste mês, teremos uma edição especial voltada exclusivamente para as novidades que a Microsoft está preparando para o futuro. Muitos desenvolvedores já ouviram falar das novidades das ferramentas e linguagens, mas aproveito para reiterar aos leitores um ponto importante com relação a esses produtos: a Microsoft não divulgou nenhuma data provável de lançamento. Não adianta insistir nem especular, qualquer data anunciada no mercado não terá veracidade até que a Microsoft se pronuncie oficialmente sobre o assunto. Portanto, atualmente a melhor ferramenta para o desenvolvimento de aplicações é o Visual Studio .NET 2003, e é com ela que você ficará por um bom tempo criando, integrando soluções e estruturando sua equipe de desenvolvimento. Se você ainda tiver dúvidas quanto à ferramenta, pergunte a quem já a utiliza.

Outro fator importante a ser esclarecido é que todas as informações e artigos publicados na revista são públicos, ou seja, se você pesquisar nas fontes da Microsoft e nos eventos, perceberá que algumas informações já foram divulgadas. Antes de tornar um software disponível para comercialização, provavelmente você faz uma enxurrada de testes, mas com certeza a Microsoft faz muito mais que isso. Durante o processo de concepção, desenvolvimento e testes (até chegar a versão final do produto) são percorridas diversas etapas, já que os times da Microsoft estão preocupados em deixar o produto completamente pronto para o mercado (haja visto o número de beta-testes no mundo). O próprio processo de inclusão de novos recursos nas ferramentas e linguagens, bem como de novos conceitos, comandos, metodologias etc. resulta das pesquisas da Microsoft junto à comunidade de desenvolvedores, feitas com o intuito de atender efetivamente a quem desenvolve as aplicações.

Em julho teremos mais um Professional Developer’s Conference (PDC Brasil 2004), a ser realizado em São Paulo. Na coluna do Leonardo, você encontrará os detalhes deste encontro imperdível para qualquer bom desenvolvedor. É uma oportunidade para você ter contato com os melhores profissionais do mercado, fazer o seu network, conversar e tirar dúvidas com os MVPs e RDs e, acima de tudo, manter-se atualizado com a tecnologia.

Os artigos abordados nesta edição focam as ferramentas e linguagens, mas estamos apenas mostrando alguns dos recursos que serão lançados nas futuras versões em desenvolvimento pela Microsoft. É impossível destacar qualquer artigo, todos são excelentes. Para quem trabalha com o ASP.NET, recomendo a leitura do artigo do Miguel, que aborda novos conceitos com muito menos código escritos. Brian Goldfarb, Technical Product Manager em ASP.NET, contou-me que escreveremos cerca de 70% menos códigos nas páginas. Eu disse a ele que estava completamente surpreso, pois com o ASP.NET 1.0 já é bastante produtivo criar as páginas. Então, ele acrescentou: espere até ver os novos controles, como, por exemplo, o Datagrid!

Sobre o VB.NET, o Wallace descreve o que mudará tanto em nível de linguagem quanto na ferramenta (o VS .NET). Já no Visual C#, o Mauro e o Juval Lowy mostram as novidades que a linguagem promete para a próxima versão. Vale destacar que essas novidades são frutos de constantes pesquisas do time de C#.

O artigo sobre o Framework 2.0 é excelente. Michael Weinhardt e Chris Sells descrevem com tanta facilidade o poder do novo Framework que me faz pensar: será que existirá algo tão ou mais fácil assim?

Para quem é fã do SQL Server, o Guilherme aborda o Yukon. Leia e saiba onde e como o Yukon facilitará o gerenciamento de banco de dados, a integração com o CLR, o T-SQL, o XML, o XQuery, etc. Por falar em SQL Server, também haverá novidades no SQL Server CE (codinome Laguna) e, quando for oportuno, publicaremos um artigo sobre o assunto.

Para a comunidade de FoxPro, o Fábio Vasquez buscou as informações diretamente com o time de FoxPro da Microsoft. Ele descreve as promessas para a nova versão, incluindo o acesso a dados, XML, integração com o .NET, ambiente de desenvolvimento, UI, report designer e recursos de linguagem.

Responda rápido: como você faz atualmente o deploy de uma aplicação .NET? Se você respondeu que é por meio do Xcopy ou do recurso copiar e colar, acertou. Se você já considera esse método veloz, espere até ler o artigo sobre o ClickOnce. Aí sim, você verá realmente o que é ser rápido com um único clique.

Mais uma vez, quero ressaltar que as informações contidas nesta edição servem apenas para mostrar ao desenvolvedor o que a Microsoft planeja lançar no futuro, portanto, não se preocupe com a data, é como se mostrássemos a vocês o que virá daqui a alguns anos. Boa leitura e boa viagem na tecnologia.

No stress, think .NET.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?