DevMedia
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Este é um post disponível para assinantes MVP
###

Revista MSDN Magazine Edição 09 - Web Setup Project com o Visual Studio .Net

Neste artigo mostrarei como fazer o deployment de uma aplicação ASP.NET utilizando os recursos de criação de um instalador do Visual Studio Net.

[fechar]

Você não gostou da qualidade deste conteúdo?

(opcional) Você poderia comentar o que não lhe agradou?

Confirmo meu voto negativo

msdn09_capa.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Web Setup Project com o Visual Studio .Net
por Cristian Arrano

 

Lembro-me claramente como era o ato de fazer o deploy de uma aplicação web feita em asp 3.0, principalmente quando as regras de negócios eram encapsuladas em uma DLL desenvolvida com VB6. Com a chegada do .Net e do Visual Studio .Net, realizar o Deploy de uma aplicação se tornou um trabalho simples. Basta ter conhecimentos de copiar e colar, apesar de nem sempre ser esta a melhor solução, principalmente se algum dia sua aplicação for ser comercializada.

Neste artigo mostrarei como fazer o deployment de uma aplicação ASP.NET utilizando os recursos de criação de um instalador do Visual Studio Net. A aplicação terá um Web Form acessando dados armazenados em uma tabela em um banco de dados que também será criado durante a instalação da aplicação.

 

Banco de Dados

Para ilustrar o uso do banco de dados nesta aplicação, crie no SQL Server um banco de dados chamado AppDevBanco contendo uma tabela nomeada tblLivro com uma estrutura conforme a Figura 1 e insira uma massa de dados de teste.

 

image001.gif

Figura 1 – Estrutura da tabela tblLivro

Solução

Abra o Visual Studio e crie uma nova solução em branco. Selecione o menu File / New / Blank Solution e dê o nome de SlnWebProject. Adicione um projeto do tipo ASP.NET Web Application chamado WebApp, utilizando a linguagem Visual Basic .NET. Adicione um Web Form chamado principal.aspx que mostrará os registros da tabela do banco de dados criado anteriormente. Insira os seguintes controles: dois Labels (lblTitulo e lblErro) e um Datagrid (ID=dGridLivros), conforme a Figura 2.

 

image003.jpg

Figura 2 – Web Form principal.aspx

 

Pressione F7 para abrir a janela de código. Como iremos utilizar o SQL Server, insira na primeira linha da janela de códigos a referência à classe SqlClient.

 

Imports System.Data.SqlClient

 

Localize o evento Page_Load do Web Form (principal.aspx.vb) e digite o código da Listagem 1 que executa a stored procedure para ler os dados na tabela e preencher o DataGrid:

 

Listagem 1 – Código para preencher o DataGrid

Private Sub Page_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load"

A exibição deste artigo foi interrompida

Este post está disponível para assinantes MVP.



Cristian Arrano (cristian@codigoforte.net) é MCP e estudou Engenharia da Computação no Chile. É Criador do site CodigoForte.Net e vem trabalhando com desenvolvimento Web há 8 anos.

O que você achou deste post?
Publicidade
Serviços

Mais posts