DevMedia - asp.net, Java, Delphi, SQL e web Design, tudo em um só lugar!
Bem vindo a DevMedia!
LOGIN:     SENHA:
 
 

  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da .net Magazine DIGITAL
ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!

Revista MSDN Magazine Edição 10 - Migrando do ADO para o ADO.NET

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 10

msdn10_capa.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Migrando do ADO para o ADO.NET

por John Papa

 

Recentemente, a tecnologia ADO tornou-se o método preferido para a implementação de acesso a dados em aplicativos Windows®. Atualmente, são usados inúmeros aplicativos ADO, e muitos desenvolvedores estão bastante familiarizados com o desenvolvimento ADO. Com o lançamento do Microsoft® .NET Framework, surgiu o ADO.NET—a evolução do ADO. Embora haja semelhanças entre ADO e ADO.NET, seu funcionamento e sua base são bem diferentes. Para ajudá-lo a realizar uma transição sem problemas para o ADO.NET, analisarei como algumas tarefas comuns são executadas no ADO.NET.

Incluirei várias situações de acesso a dados, mostrarei como abordá-las com ADO e mostrarei como são executadas com ADO.NET no ASP.NET usando-se C#. Para começar, examinarei as semelhanças em uma conexão com uma fonte de dados. Em seguida, examinarei como o objeto ADO Recordset evoluiu para diversos objetos e métodos distintos e centrados no ADO.NET. Finalmente, investigarei cursores firehose, retornando um valor único de um rowset e trabalhando com XML.

 

A evolução do ADO

Alguns recursos do ADO tradicional, como o estabelecimento de conexão com uma fonte de dados, mudaram pouco na nova versão. Outros recursos evoluíram consideravelmente, como a capacidade de representar um rowset desconectado, persisti-lo em XML e transformá-lo em um rowset hierárquico. Um motivo para as significativas alterações é que recursos de XML e de data-shaping (formatação de dados) foram inclusões posteriores ao ADO; no ADO.NET, eles foram incorporados ao design logo no início.

O ADO tradicional é bastante leve quando comparado às antigas ferramentas de acesso a dados, como DAO e RDO. Um recurso que tornou o ADO tão popular no desenvolvimento em n camadas com o Visual Basic® 6.0 é seu modelo de objetos simples e de fácil navegação. Os objetos ADO Connection e Command convertem-se em objetos ADO.NET Connection e Command de forma relativamente direta, mas os recursos do objeto ADO Recordset convertem-se em vários objetos e métodos diferentes no ADO.NET."

A exibição deste artigo foi interrompida.

  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da .net Magazine DIGITAL
ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!


John Papa
é um fanático em basebol que passa a maior parte de suas noites de verão torcendo pelos Yankees com suas duas filhinhas, sua esposa e um cão fiel, Kadi. É autor de vários livros sobre ADO, XML, e SQL Server e geralmente pode ser encontrado dando palestras em conferências do setor, como o VSLive.
O que você achou deste post?

    0 COMENTÁRIO

[Fechar]

Este post é fechado - você precisa ter acesso ao post para incluir um comentário.


Nenhum comentário foi postado - seja o primeiro a comentar!
Cursos relacionados
Publicidade
[Fechar]

Você precisa estar logado para dar um feedback.

Clique aqui para efetuar o login
[Fechar]


Este post está fechado. Saiba mais sobre a assinatura MVP!
web-03
DevMedia  |  Anuncie  |  Fale conosco
Hospedagem web por Porta 80 Web Hosting
2013 - Todos os Direitos Reservados a web-03