Revista MSDN Magazine Edição 11 - Windows XP Service Pack 2

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 11

msdn11_capa.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Windows XP Service Pack 2

por Leonardo Tolomelli

Acredito que muitos de vocês já devem ter ouvido alguma notícia sobre o novo Service Pack 2 do Windows XP que está chegando ao mercado. Não é para menos, esta a principal atualização do sistema operacional da Microsoft desde o seu lançamento em outubro de 2001.

Não estamos falando de uma simples atualização para correção de bugs do sistema, mas de um pacote que incorpora novas características ao sistema. O principal foco desde service pack é a segurança, que está cada dia mais presente como preocupação dos usuários de computador.

O SP2 é o resultado de meses de trabalho avaliando cada parte do sistema operacional onde foram revistas as mais de 50 milhões de linhas de código do produto para avaliar possíveis falhas de segurança e corrigí-las antes que possam causar ameaças no futuro.

As ameaças mudaram consideravelmente com o passar do tempo, e métodos e tecnologias que um dia foram seguras em ambientes mais controlados, hoje apresentam desafios no ambiente de conectividade que a Internet nos permite. Como resultado desta profunda avaliação, a Microsoft foi obrigada a tomar a difícil decisão de mudar a forma de trabalho de muitas tecnologias presentes no sistema operacional, o que implica na forma de trabalho dos desenvolvedores de software.

Entre algumas das principais novidades do SP2 estão o bloqueio de Pop-ups no browser, o Windows Firewall que agora fica ligado por padrão, e um novo centro de segurança do Windows. Uma maior facilidade para instalação de atualizações também está presente, assim como tecnologias para tornar mais simples utilizar redes sem fio e soluções que aumentam a sua privacidade na web ou impedimento de downloads inseguros. Para conhecer em maiores detalhes sobre o que está disponível no novo service pack, visite o site em: http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/sp2/, onde encontrará documentos que descrevem com detalhes o pacote de serviços, suas melhorias e mudanças no seu sistema em decorrência da instalação do mesmo.

Mas se você é desenvolvedor de software, principalmente escrevendo aplicações Web, um conjunto de documentos e treinamentos específicos sobre o que deve ser mudado no seu modelo de desenvolvimento para que seus aplicativos e sites não sejam afetados pelo SP2. Estes documentos já estão publicados no site MSDN Online Brasil (http://www.microsoft.com/brasil/msdn) na sessão de segurança, e novos conteúdos estarão sendo públicados ainda nos próximos meses. Não deixe de estudar com detalhes estes documentos e realizar as mudanças necessárias nos seus aplicativos de modo a não causar problemas em máquinas com o service pack instalado. Portanto é muito importante que você não só instale o service pack na sua própria máquina para se manter atualizado e seguro, mas também que indique as seus clientes para fazer o mesmo. E invista tempo para estudar os documentos publicados no site MSDN e principalmente revisar o seu código que garantir que o seu aplicativo ou web site esteja compatível com o SP2 e desta forma garantindo uma maior segurança para os usuários do mesmo.

Segurança é prioridade hoje em dia e a Microsoft está fazendo a sua parte através de melhorias em toda a nossa família de produtos como o exemplo do próprio service pack 2 do Windows XP, todavia esta é uma missão onde todos tem a sua parcela de contribuição. Faça a sua parte estudando sobre o assunto e garantindo total compatibilidade dos suas aplicativos, além de promever em seus clientes este mesmo espírito. Aproveite a oportunidade e peça o CD de Segurança em Desenvolvimento de Software do site MSDN (http://www.microsoft.com/brasil/msdn/promocoes/CDseguranca/) e realize os treinamentos online lá disponíveis. Ali estão presentes mais de 8 horas de treinamento online sobre as principais ameaças de segurança e como preparar o seu sistema para resistir as mesmas. O seu conhecimento nos treinamentos pode ser testado através de um conjunto de provas online no próprio site.

Matenha-se seguro e até a próxima.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?