Revista MSDN Magazine Edição 15 - Requisições http em Aplicativos .net

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 15

msdn15_capa.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Requisições http em Aplicativos .net

por Eduardo Miranda

 

Apesar do crescimento dos Web Services como linguagem de comunicação via http, em muitos casos ainda temos necessidade de realizar requisições http internamente em uma aplicação para capturarmos a resposta e mostrarmos ao usuário.

Através do namespace System.Net o .NET Framework oferece duas classes para realizar estas tarefas: HttpWebRequest e HttpWebResponse. Assim, podemos realizar comunicações http de forma simples, mas com todas as ferramentas necessárias.

Este artigo mostrará como utilizar estas classes para realizar requisições http simples e mais complexas, simulando envio de dados via um formulário http, atravessando servidores proxies e autenticando em servidores com acesso restrito.

 

Realizando uma requisição http simples

Este exemplo realiza uma simples requisição http para um endereço Internet (uma url) e recebe a resposta desta requisição. Para isto criamos um formulário simples que solicita a url e mostra o html respondido em um textBox. O seguinte código contém o formulário que chama o método GetResponse passando os parâmetros necessários.

Note a criação do objeto httpRequest (da classe HttpWebRequest) que será o responsável por realizar a requisição http. A propriedade Url é obrigatória, sendo configurada na criação do objeto e não pode ser alterada ao longo da utilização do mesmo.

 

using System;

using System.Net;

using System.IO;

using System.Text;

 

public string GetResponse(string url)

{

  string retString = String.Empty;

 

  //Cria o request configurando a informacoes recebidas

  HttpWebRequest httpRequest = (HttpWebRequest) WebRequest.Create(url);

 

A seguir, o objeto httpRequest é utilizado para criar uma instância da classe  HttpWebResponse chamado httpResponse. Neste momento o aplicativo realiza a requisição http. Se você estiver utilizando um personal firewall irá receber um pedido de autorização para o aplicativo recém criado. O resultado da requisição fica armazenado em formato de stream no objeto httpResponse. Para transformar este stream em uma string, utilize um "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?