Revista MSDN Magazine Edição 15 - Trabalhando com DataSet Tipado

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 15

msdn15_capa.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Trabalhando com DataSet Tipado

por Alexandre Tarifa e Ícaro Bombonato

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias:

·          Arquitetura do DataSet

·          DataTable e seus métodos

·          Manipulação de XML

ADO.NET, XML, SQL, VB.NET

 

Download:

fontesDataset.zip (14KB)

Chapéu

DataSet

 

 

Trabalhar com banco de dados é uma tarefa que praticamente todos os sistemas necessitam. A cada ano as informações aumentam e a forma de exibição deve ser cada vez mais rápida e flexível (Internet, Pocket PC, SmartPhone, etc). O .Net Framework possui uma biblioteca exclusiva para acesso a dados - ADO.NET - que é uma evolução sem compromisso com suas versões anteriores, ou seja, foi totalmente refeito tendo como foco principal suprir as necessidades de aplicações para Internet. A maior inovação do ADO.NET é a criação de um novo objeto, incomparável e incompatível com qualquer outro de versões anteriores, o DataSet.

Neste artigo você entenderá todo o cenário desconectado que o DataSet trabalha e também algumas das principais propriedades e funcionalidades existentes.

 

Ambiente Desconectado

Trabalhar com ambiente desconectado é uma técnica muito utilizada, onde a principal vantagem é que o consumo da rede/banda é reduzido. Porém, deve-se tomar alguns cuidados na implementação para evitar conflito de informações.

O cenário ocorre da seguinte maneira: uma conexão com a origem de dados é efetuada; em seguida algum comando de seleção é executado que retornam os registros solicitados. A aplicação armazena os registros na memória, e se desconecta da origem de dados. Neste momento todos os registros requisitados ficam por conta da aplicação que tem a possibilidade de manipulá-los. Mesmo desconectado da origem de dados, a integridade e os relacionamentos dos dados são mantidos. A aplicação pode incluir novos registros, alterar e excluir registros existentes. Em um determinado momento, a aplicação solicita a atualização dos registros que estão na memória para a origem dos dados. Uma conexão deve ser restabelecida, a atualização efetuada e a conexão é finalizada.

 

DataSet

O DataSet é um dos principais objetos do ADO.NET, o qual tem por finalidade armazenar em memória a estrutura da(s) tabela(s) e cópia de seus dados, tornando assim o acesso desconectado da origem de dados. O DataSet é independente da origem de dados, podendo ser preenchido através de banco de dados, arquivo XML, planilha Excel, etc.

A estrutura do DataSet é semelhante a de um banco de dados relacional (Figura 1) com tabelas, colunas, linhas e relacionamentos. As tabelas são representadas pelo DataTable, as colunas pelo DataColumn, as linhas pelo DataRow e os relacionamentos pelo "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?