Revista MSDN Magazine Edição 24 - Um tour pelos Themes em ASP.NET 2.0

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 24

msdn24_capa.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Um tour pelos Themes em ASP.NET 2.0 

Dino Esposito

 

É muito mais fácil construir uma rica interface de usuário em uma aplicação Web com o ASP.NET 2.0 do que em versões anteriores. As Master Pages permitem construir páginas baseadas em templates existentes. Os assistentes do ASP.NET 2.0 tornam mais fácil a implementação de recursos de navegação. Além disso, você pode adicionar suporte à personalização de páginas ASP.NET 2.0 graças ao recurso de User Profile (perfil de usuário), que abordei no mês passado. Este mês faremos um tour por outra característica que torna a implementação de aplicações do ASP.NET mais fácil – themes (“temas”) – que permitem aplicar “skins” à paginas ASP.NET, com mínimo esforço. Note que estou trabalhando com uma versão beta do ASP.NET 2.0 e alguns detalhes discutidos aqui podem mudar até a versão final.

Themes

O recurso de themes do ASP.NET 2.0, semelhante aos “temas” do Windows® XP, permite mudar radicalmente a aparência de um conjunto de páginas, através de mudanças mínimas no código. Várias propriedades visuais de controles com themes podem ser modificadas em uma simples operação. Com themes do ASP.NET, você pode também construir seus próprios controles (custom controls) com suporte a skins. Logo mais voltarei a esse assunto.

Um theme é um atributo da classe Page que você pode configurar de várias formas. Uma vez configurado o theme, a página garante que todos os seus controles serão apresentados de acordo com as configurações visuais definidas no theme. Além disso, o recurso de themes permite separar as configurações de estilos do código ASPX, assim você pode escrever páginas sem se preocupar com o estilo e apresentação visual de controles, que pode ser feita depois por um Web Designer, por exemplo.

Em ASP.NET 2.0, um theme é composto de vários arquivos colocados em uma determinada pasta. O nome da pasta determina o nome do theme. Nessa pasta, temos diferentes tipos de arquivos: um arquivo skin, um arquivo CSS e opcionalmente uma sub-pasta com imagens ou outros arquivos auxiliares, como XSLT e arquivos texto. A Figura 1 mostra um exemplo. Note que o theme “SmokeAndGlass” foi incluído originalmente no beta 1 do ASP.NET 2.0, mas foi removido posteriormente. Dessa forma, fiz um backup dos arquivos e os mantive como uma referência."

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?