Revista MSDN Magazine Edição 25 - Windows Forms 2.0

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 25

msdn25_capa.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Windows Forms 2.0

 

O desenvolvimento de aplicações Windows Forms está presente em diversas empresas principalmente pela facilidade no desenvolvimento e a produtividade do usuário final. Normalmente as aplicações Windows Forms estão ligadas às atividades operacionais / administrativas dos sistemas nas empresas.

Com o lançamento do Visual Studio 2005 e da plataforma .NET 2.0, muitos novos recursos foram adicionados, com novos controles, recursos de design, facilidade de distribuição etc. A produtividade é o principal ganho para o desenvolvedor, agilizando ainda mais o desenvolvimento desse tipo de aplicação. Unindo os recursos do Visual Studio 2005 e a tecnologia Windows Forms 2.0, temos um poder imenso com uma produtividade fenomenal.

A partir de agora apresentaremos esses novos recursos divididos por categorias. Todos os exemplos serão realizados utilizando o Visual Basic Express 2005 e podem ser feitos da mesma maneira em qualquer versão do Visual Studio 2005.

Recursos de Layout

As aplicações do tipo Windows (Win32 ou Desktop) sempre tiverem fama de possuir um layout de pouca qualidade, diferentemente da Web, que sempre se destacou pelo layout organizado. Alguns motivos estão vinculados à falta de recursos que as ferramentas ofereciam para essa tarefa. O máximo de recursos que poderíamos utilizar eram relativos ao alinhamento, porém de uma maneira um pouco trabalhosa e pavorosa para alguns. O Visual Studio 2005 buscou alguns modelos baseados em desenvolvimento para Web, trazendo recursos bem semelhantes aos existentes, porém para um tipo de aplicações carente neste sentido.

Snap lines

Ao desenvolver aplicações Windows Forms no IDE, temos agora o recurso de Snap Lines, que exibem linhas dinâmicas geradas automaticamente conforme arrastamos os controles, com o objetivo de servir como guia de alinhamento e posicionamento dos controles. Veja um exemplo na Figura 1.

 

image002.jpg

Figura 1. Snap Lines ajudam no alinhamento de controles

Nota: Algumas figuras deste artigo são baseadas na documentação disponível em www.windowsforms.net

Smart Tags

Um atalho para acesso às principais propriedades e funcionalidades dos controles, agilizando a busca em uma lista grande de propriedades. É acessado diretamente no próprio controle, tornado-se um recurso muito produtivo, além de mudar de comportamento conforme o estado atual do controle. Veja um exemplo na "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?