Revista MSDN Magazine Edição 27 - Oracle Express Edition - Acesso com Visual Studio .NET 2003 e 2005

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

O artigo traz uma visão geral do Oracle Express Edition (XE).

msdn27_capa.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Oracle Express Edition

Acesso com Visual Studio .NET 2003 e 2005

 

Rodrigo Custódio de Souza

 

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias

·        Visão geral do Oracle Express Edition (XE);

·        Instalação e configuração;

·        Aplicações ASP.NET para acesso ao Oracle.

·        Oracle XE, Visual Studio 2003, Visual Studio 2005, ADO.NET,  ODP.NET, ASP.NET.

 

A Oracle está lançando o Oracle Database Express Edition ou Oracle Database XE (como irei me referir neste artigo), para os administradores de banco de dados, desenvolvedores, estudantes e instituições educacionais. Esse novo produto da Oracle é totalmente gratuito para baixar, desenvolver e distribuir. É lógico que com algumas limitações, mas irá permitir que os desenvolvedores criem soluções de ponta com os poderosos recursos do Banco de Dados da Oracle. E o melhor, o que você desenvolver com o XE pode ser “levado” para as versões pagas do produto, como o Oracle Database 10g Enterprise, sem grandes problemas.

Dentre as limitações do Oracle Database XE estão:

·        Tamanho do banco até 4 GB;

·        Somente uma instância do XE por CPU;

·        Limite de uso de 1 GB de RAM;

·        Uso de 1 processador somente, mesmo em ambiente com mais de 1.

Se você se registrar como usuário do Oracle XE, poderá acessar o fórum gratuito da Oracle Technology Network, que é sempre monitorado pelos gurus da Oracle, incluindo o vice-presidente e o autor.

Como cada vez mais as empresas estão adotando o ambiente .NET para desenvolvimento de suas soluções, a Oracle não iria querer ficar de fora, nem poderia. A Microsoft e a Oracle, embora sejam concorrentes em alguns níveis, no que diz respeito à plataforma elas são parceiras, trabalham juntas para que os produtos da Oracle rodem extremamente bem no ambiente Windows. A Oracle disponibilizou o Oracle Data Provider para .NET (ODP.NET), que permite utilizar as características do Banco de Dados da Oracle, inclusive do Oracle XE.

Instalação do Oracle XE

Vamos começar instalando o Oracle XE. Baixe o banco da página da Oracle em http://oracle.com/technology/xe, ele possui aproximadamente 150MB. Para este artigo, estou utilizando a versão Beta 2. Salve o arquivo OracleXE.exe em uma pasta de sua preferência. Quando o download for finalizado, execute-o para iniciar a instalação, que é bastante intuitiva. Aceite o local padrão de instalação sugerido. Para a senha utilizarei “xe”, mas você pode escolher a que melhor lhe convir. Veja o resumo da instalação e clique em Install. Quando a instalação for concluída, aparecerá uma CheckBox para abrir o seu navegador na página do Oracle XE instalado em sua máquina (Figura 1). Deixe marcado e clique em Finish.

 

image002.jpg

Figura 1. Instalação do Oracle XE

Configuração e acesso às tabelas de exemplo

A página que se abre é a porta de entrada para a utilização do Oracle XE. Você poderá usar esse utilitário tipo Web Application para administrar o servidor XE, criar tabelas, visualizar dados, processar comandos SQL entre outros.

Para realizar o login, digitaremos o usuário que possui privilégios de alteração das tabelas de sistema. Usaremos o usuário “SYSTEM” e a senha “xe”. Clique em login. Na página seguinte aparecem quatro ícones. Vá no menu Administration>Database Users>Manage Users.

Como padrão, já existe um usuário chamado HR (de Human Resources) e por segurança essa conta está “travada”. Clique no ícone HR. Na página seguinte você vai criar uma senha para o usuário HR. Coloquei “hr” para simplificar. Em Account Status coloque Unlocked e em Role marque todas as caixas (CONNECT, RESOURCE e DBA). Clique em Alter User para que as suas alterações tenham efeito. Agora você pode clicar em Logout no alto da página. O sistema lhe avisa que você foi desconectado com sucesso e logo abaixo tem um link para logar novamente. Clique em Login. A página de Login novamente é aberta. Agora vamos logar como o usuário HR e senha “hr”.

Acesse o menu no ícone Object Browser>Browse>Tables (Figura 2). Note que no menu à esquerda aparecerão as tabelas COUNTRIES, DEPARTMENTS, EMPLOYEES, JOB_HISTORY, JOBS, LOCATIONS e REGIONS. Como você poderá perceber, trata-se de um banco que tem como objetivo armazenar dados de funcionários em uma empresa de nível mundial. Você pode examinar cada uma das tabelas para ter uma idéia da relação entre elas. Não vou me estender neste assunto, pois não é o foco deste artigo. Nos exemplos vistos neste artigo, vamos acessar essas tabelas.

        

image004.jpg

Figura 2. Acessando as tabelas do usuário HR

Instalando as ferramentas para acesso através Visual Studio .NET 2003

Agora iremos instalar o Oracle Developer Tools for Visual Studio .NET. Primeiro vamos baixá-lo do seguinte endereço: http://www.oracle.com/technology/software/tech/dotnet/odtxe_index.html

Salve o arquivo em uma pasta de sua preferência. Antes de instalar, verifique se o Visual Studio .NET não está sendo executado. Execute o arquivo ODT10201xe.exe. Assim como a instalação do XE, essa também é muito intuitiva.

 

Instalando o arquivo de ajuda on-line para o Oracle Data Provider

Esse passo não é obrigatório, mas lhe ajudará nas dúvidas com as ferramentas de acesso. Através do Windows Explorer, acesse a pasta de instalação do Oracle XE. Se você não modificou o local padrão de instalação, você deverá acessar: C:\oraclexe\app\oracle\product\10.2.0\server\ODP.NET\help e executar o arquivo DataProviderHelp.msi.

 

Abra o Visual Studio .NET. Talvez você não veja o Oracle Explorer na primeira vez, para isso, basta ir no Menu View e clicar em Oracle Explorer. Imediatamente você o verá perto do Server Explorer, se o seu layout for o padrão (Figura 3). Caso não seja, certamente o localizará facilmente no canto esquerdo da tela.

image006.jpg

Figura 3. Oracle Explorer no Visual Studio .NET 2003

Adicionando uma conexão

Como você pode reparar, ainda não existe conexão com o nosso banco HR. Para isso, dentro do Oracle Explorer, vamos criá-lo clicando com o botão direito em cima de Data Connections e selecionando Add Connection. Na caixa de diálogo que aparecerá, vá na aba Connection Details, iremos escolher em Data source name a instância “XE”. Escolha Use a specific user name and password, utilizando o User name chamado “HR” e para a senha “hr” também. Marque a caixa Save password. A caixa Role e Connection name você pode deixar o padrão oferecido. Clique no botão Test Connection para certificar que a conexão pode ser estabelecida. Em algumas máquinas, talvez seja necessário configurar o Firewall do Windows e de terceiros para permitir a conexão com o Oracle XE. Com a conexão estabelecida, podemos clicar em OK para fechar o assistente.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?