Revista MSDN Magazine Edição 30 - Segurança - Conheça os novos controles de Login

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Este artigo discute sobre segurança no ASP.NET 2.0, controles da aba Login e sobre o ASP.NET Configuration.

 msdn30_capa.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Segurança - Conheça os novos controles de Login

Rodrigo Sendin

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias

·        Segurança no ASP.NET 2.0;

·        Controles da aba Login;

·        ASP.NET Configuration.

 

ASP.NET 2.0, Visual Studio 2005, SQL Server 2005 Express Edition.

 

O .NET Framework 2.0 está repleto de funcionalidades que visam agilizar o trabalho do desenvolvedor. Um exemplo claro disso são os controles de Login do ASP.NET 2.0. Aliando o uso dos controles de Login com o novo esquema de segurança do ASP.NET 2.0, podemos implementar segurança em nossas aplicações sem uma linha de código sequer, como veremos neste artigo.

Controle de Login

Vamos iniciar com uma aplicação prática. Crie um novo projeto ASP.NET Web Site no Visual Studio 2005. Observe que na ToolBox temos uma seção com os controles de Login (Figura 1).

 

image002.jpg

Figura 1. Controles de Login na ToolBox do Visual Studio 2005

Arraste o controle Login na sua página Default.aspx. Veja que temos todos os elementos de um componente que efetua logins de um site. Como qualquer controle ASP.NET, podemos alterar o formato de layout do controle acessando a opção Auto Format que encontramos em Tasks. Em nosso exemplo foi aplicado o formato Professional. Você pode conferir o resultado na Figura 2.

 

image004.jpg

Figura 2. Controle Login na Default.aspx

Adicione um novo Web Form ao projeto chamado “Menu.aspx”, essa será a página que chamaremos caso o usuário informe um usuário e senha válidos. No design do Menu.aspx, inclua o texto “Olá , você está logado!”. Antes da vírgula inclua o controle LoginName.

Volte ao Default.aspx, clique no Login e vá em propriedades. Procure a propriedade DestinationPageUrl, clique no botão com três pontos e escolha a página Menu.aspx. Execute seu projeto, informe em UserName o usuário da sua máquina local e sua respectiva senha. Veja o resultado na Figura 3.

 

image006.jpg

Figura 3. Falha ao tentar logar no site

Para traduzir a mensagem de erro, altere a propriedade FailureText. Para traduzir os rótulos das caixas de texto, caixa de opção e botão, acesse as propriedades: UserNameLabelText, PasswordLabelText, RememberMeText e LoginButtonText, respectivamente.

ASP.NET Configuration

Pelo jeito não deu certo, não é? Ainda bem, pois ainda não fizemos nenhuma configuração de segurança. Vamos entender agora como funciona o novo esquema de segurança do ASP.NET 2.0. Vá até o Solution Explorer e na barra de botões que temos acima, clique no último botão (Figura 4).

 

image008.jpg

Figura 4. Botão para acesso ao ASP.NET Configuration

Esse botão nos dá acesso ao ASP.NET Configuration, que entre outras opções, permite acesso a todas as configurações de segurança. Também podemos acessar o ASP.NET Configuration através do menu Website>ASP.NET Configuration. Logo na primeira tela, escolha a aba Security ("

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?