Revista .net Magazine Edição 71: Visual Studio 2010

Nesta edição:

  • .Net Brasil

    Coluna .NET Brasil - edição .NET MAGAZINE 71.

  • Encarando o Desenvolvedor

    REVISTA .NET MAGAZINE 71 - Encarando o Desenvolvedor

  • Quick Update

    Neste artigo ele diz que não basta apenas utilizarmos linguagens Orientada a Objetos, é necessário adotar certos princípios de Design para a construção de aplicações de qualidade. Este conjunto de princípios é uma “coletânea” que Uncle Bob fez de outros artigos que tratam individualmente de cada uma dessas questões. No final dessa coluna você encontrará o link de cada um desses artigos, assim como o artigo do Uncle Bob.

  • Dynamic types

    Este artigo descreve algumas das capacidades dinâmicas introduzidas na nova versão do framework .NET. Através de um exemplo prático, iremos explorar as mais novas funcionalidades do DLR (Dynamic Language Runtime) e entender como utilizá-las em aplicações reais.

  • Dicas para otimizar o acesso ao SQL Server

    Este artigo tem como intuito mostrar ao leitor alguns cuidados que ele deve ter ao escrever comandos Transact- SQL. São dicas simples que podem aumentar muito a performance dos seus aplicativos, além de serem conhecidas como as “boas práticas” na programação usando SQL Server.

  • Visual Studio 2010 e .NET 4.0

    Neste mini-curso veremos as principais novidades do Visual Studio 2010 e do .NET Framework 4.0, abordando inúmeros aspectos inovadores, incluindo novos tipos de projeto, novas linguagens como o F#, melhorias no WPF, ASP.NET, AJAX, melhorias no ambiente integrado de desenvolvimento, suporte à modelagem UML entre outros.

  • Criando controles personalizados no ASP.NET

    Neste artigo veremos como criar controles personalizados para o ASP.NET. Criaremos um “ASP.NET Server control”, também conhecido como Web Custom Control. Veremos como adicionar propriedades, funcionalidades no servidor e funcionalidades no cliente com JavaScript.

  • SharePoint

    O artigo irá apresentar ao leitor um tutorial de como instalar o SharePoint 2007 em um ambiente com Windows Server 2003, preparando-o para ser expandido para múltiplos servidores (farm). O leitor ainda irá aprender como realizar as configurações iniciais de banco de dados, serviço de busca e de e-mail.

  • ASP.NET 4.0 - Parte 3 (Exclusivo para Digital)

    Este artigo trata de alguns dos novos recursos que acompanham o Visual Studio 2010, como ASP.NET WebForms 4, LINQ to Entities, a nova versão do Entity Framework utilizando recursos do C# 4.0. No ASP.NET Web Forms 4, iremos tratar de page routing, no LINQ iremos fazer consultas sobre as entidades, no Entity Framework iremos modelar nossa camada de dados conceitual/mapeamento/física.

  • Produtividade com T4

    Veremos neste artigo como criar templates para geração de código-fonte com o T4. Veremos o que é o T4, como utilizá-lo no Visual Studio, e principalmente como podemos automatizar boa parte do nosso trabalho de desenvolvimento com ele.

  • Desenvolvimento Desktop no .NET

    Este artigo apresenta o desenvolvimento de aplicações .NET voltadas para a plataforma Windows Forms (mais conhecida como Desktop). São trabalhados neste artigo a criação de uma Janela Principal, com um menu de acesso à janelas de entrada de dados com as operações CRUD e relacionamento master-detail, através do uso de Dataset Tipado.

  • ASP.NET e ADO.NET

    Este artigo mostra como criar uma aplicação Web ASP.NET que tem por principal função o cadastro de automóveis. Para construir o exemplo, vamos explorar vários recursos do banco de dados SQL Server, como Stored Procedures, Views e Functions, de forma a centralizar boa parte do código SQL e lógica no servidor.