Revista .net Magazine Edição 73: ADO.NET Entity Framework 4.0

Nesta edição:

  • .Net Brasil

    Coluna .NET Brasil - edição .NET MAGAZINE 73.

  • Encarando o Desenvolvedor

    É impressionante a quantidade de novidades que a Microsoft conseguiu colocar no .NET Framework 4.0, apenas dois anos depois da anterior.

  • Visual Studio 2010 e .NET 4.0

    Na terceira e última parte desta série de artigos veremos mais novidades do Visual Studio 2010 e do .NET Framework 4.0. Dentre elas as novidades para desenvolvimento no SharePoint 2010, o suporte à programação utilizando paralelismo de processadores, a nova linguagem de programação F#, entre outros recursos inovadores.

  • ASP.NET AJAX Library

    Este artigo mostra na prática como utilizar as novas bibliotecas JavaScript da Microsoft incorporadas na versão 4.0 do ASP.NET.

  • Tipos no .NET

    A plataforma .NET traz um enorme ganho de produtividade, permitindo ao desenvolvedor focar-se muito mais no domínio da aplicação do que em códigos de mais baixo nível, como por exemplo gerenciamento de memória. Entretanto, o desenvolvedor precisa entender como as bibliotecas da plataforma funcionam para evitar surpresas e até mesmo bugs em seus aplicativos. Neste artigo veremos alguns pontos importantes de serem lembrados, em especial por principiantes.

  • ADO.NET Entity Framework 4

    Veremos neste artigo algumas formas de se fazer uma modelagem com objetos POCO (Plain Old CLR Objects), onde podemos criar nossas próprias classes e utilizá-las como classes de persistência com a versão 4 do ADO.NET Entity Framework (conhecida também como EF4, ou também EFv4), no Visual Studio 2010 RC.

  • Introdução ao ADO.NET Entity Framework 4

    Neste material é feito uso da abordagem Database-First (partindo do banco de dados), técnica esta que está presente desde a primeira versão do ADO.NET Entity Framework.

  • MEF – Parte 1

    Este artigo vai discutir a criação de programas que podem ser estendidos e mantidos mais facilmente, quer seja por você, por sua equipe ou por terceiros. Aproveitando o tema, falarei sobre programas que suportam plugins e darei um exemplo de mecanismo feito “como antigamente”, que servirá como ponto de partida para a apresentação do MEF (Managed Extensibility Framework).

  • Serialização

    Os programas normalmente trabalham com uma grande quantidade de dados o tempo todo. Estes dados normalmente estão ordenados em forma de objetos/classes. Normalmente é necessário que se armazene estes dados para que sejam recuperados posteriormente. Uma das formas mais simples de se realizar esta tarefa é realizando a serialização das classes em arquivos para posterior leitura.

  • Pesquisas indexadas(Artigo Exclusivo para Digital)

    Este artigo tem o intuito de desenvolver um sistema de buscas local estilo “Google”, usando um engine conhecido como Lucene.net. Vamos mostrar como indexar algumas informações e posteriormente disponibilizá-las para serem consultadas através de uma interface Web.