Revista SQL Magazine 102

Nesta edição:

  • Introdução a projeto de banco de dados – Parte 2

    Este artigo irá apresentar práticas que devem ser consideradas ao se trabalhar com projeto de banco de dados. Para isso, o artigo aborda assuntos como normalização de dados, tabelas históricas e registro de eventos.

  • Os dez erros mais comuns em projeto de Banco de Dados – Parte 2

    Este artigo apresenta cinco dos dez erros mais comuns no processo de modelagem de um banco de dados, tanto no tocante à modelagem, quanto à manutenção e também o desempenho geral do banco de dados.

  • Trabalhando com JPA Collections e MySQL - Parte 1

    Este artigo apresenta como devemos proceder para trabalharmos com JPA em conjunto com o MySQL. Para isso, o artigo apresenta alguns conceitos importantes para o entendimento do JPA e o explica através de um conjunto de exemplos práticos.

  • Controle de acesso no PostgreSQL 9.1

    Este artigo trata do uso do mecanismo de roles, oferecido pelo PostgreSQL, na construção de políticas de controle de acesso aos dados e metadados de um banco a fim de garantir a segurança das informações armazenadas.

  • Banco de dados NoSQL: Um novo paradigma

    Este artigo tem o objetivo de explicar as principais características dos bancos de dados NoSQL.

  • Transações aninhadas e savepoints

    Este artigo revisa os conceitos básicos e limitações do modelo de Transação Clássico ancorado no protocolo ACID. Deste ponto, descreve duas extensões a este modelo – Transações Aninhadas e Savepoints.

  • Stored Procedures, Functions e Packages em bancos de dados Oracle

    Apresentaremos neste artigo o uso de objetos PL/SQL, functions, packages e, principalmente, stored procedures, como alternativa para substituir instruções SQL nas chamadas das aplicações.

  • Trabalhando com casos de uso na prática

    Este artigo apresenta inicialmente algumas definições associadas à engenharia de requisitos e especificação de requisitos utilizando casos de uso. Em seguida será apresentado um exemplo real de especificação considerando um cenário de cadastro.