Revista SQL Magazine 115

Nesta edição:

  • Modelagem de dados para sistemas de produção

    Neste artigo será explorada a sintaxe SQL visando utilizar transações nas operações que necessitam seguir princípios de atomicidade.

  • Trabalhando com plano de manutenção no SQL Server

    Este artigo traz um resumo referente às funcionalidades utilizadas na criação de um plano de manutenção para uma instância SQL Server. Serão apresentadas informações sobre cada uma das tarefas disponíveis na criação, entre outras informações.

  • Monitoramento de performance com Perfmon

    Este artigo trata do desempenho de ambientes SQL Server, tendo como foco a análise do comportamento do servidor através de contadores de performance e não somente das queries que nele são executadas.

  • Mineração de Dados Educacionais usando KDD – Parte 1

    Nesta primeira parte do artigo conheceremos algumas definições introdutórias na área de mineração de dados. Uma das etapas principais dentro do Processo de Descoberta de Conhecimento é a aplicação da técnica de mineração de dados.

  • Piores práticas em bancos de dados

    Este artigo aborda alguns conceitos que deveriam (e outros que nunca deveriam) ser seguidos ou mesmo melhor estudados para garantir um bom desempenho do banco de dados e da aplicação como um todo.

  • Otimizando consultas no Oracle

    Neste artigo será mostrado como identificar a necessidade de fazermos um tuning de consultas SQL. Depois de definido um ponto crítico, será demostrado os vários meios existentes de coleta de dados necessários para obtenção de informação da análise

  • Alta disponibilidade no banco de dados Oracle - Parte 1

    Este artigo trata de conceitos de alta disponibilidade para a arquitetura de TI das empresas, focado na solução de alta disponibilidade da Oracle.

  • Como evitar erros comuns em bancos de dados

    Este artigo apresentada uma situação hipotética, porém comum, onde o profissional de bando de dados é orientado a como proceder para que o sistema obtenha eficiência.