Revista SQL Magazine 116

Nesta edição:

  • Desenvolvendo relatórios a partir de cubos de dados

    Este artigo demonstrará conceitos básicos sobre Online Analytical Processing (OLAP) e o módulo SQL Server Reporting Services (SSRS) presente na ferramenta Business Intelligence Development Studio (BIDS) da Microsoft.

  • Sliding Window com tabelas particionadas

    Este artigo descreve conceitos sobre os temas sliding window e particionamento de tabelas. Através de contextualizações e exemplos simples, serão demonstradas boas práticas com relação à movimentação e manutenção de grandes massas de dados.

  • Criptografia de dados no SQL Server

    Este artigo, através de contextualizações e exemplos bem simples, discute melhores práticas com relação à criptografia para a proteção de dados sigilosos dentro e fora da organização.

  • Mineração de Dados Educacionais usando KDD – Parte 2

    O tema discutido neste artigo é útil uma vez que a quantidade de dados presente nas organizações nos dias atuais ultrapassou a capacidade humana de interpretar e compreender tanta informação.

  • Piores práticas na manipulação de BDs

    Este artigo apresenta algumas práticas que devem ser evitadas ao máximo em benefício de um bom desempenho da aplicação ao acessar o banco de dados, para evitar desde problemas de modelagem até implementação.

  • Alta disponibilidade no banco de dados Oracle – Parte 2

    Este artigo trata de técnicas de utilização do banco de dados Oracle em ambientes de alta disponibilidade, mais especificamente para garantir alta disponibilidade do banco de dados em paradas não planejadas.

  • Segurança em bancos de dados Oracle 11g

    O artigo descreve conceitos fundamentais sobre o tema segurança de dados. Através de contextualizações e exemplos simples, são destacadas melhores práticas com relação à configuração de opções de segurança durante a criação do banco de dados Oracle.