Revista SQL Magazine 118

Nesta edição:

  • Modelagem de dados com Enterprise Architect

    Veja nesse artigo os conceitos fundamentais sobre a ferramenta Enterprise Architect. O uso dessa ferramenta é útil no auxílio do Administrador de dados/Analista de Sistemas na criação de modelos de dados de uma empresa.

  • Administrando bancos de dados sob pressão

    Este artigo apresenta recomendações gerais para evitar a sobrecarga de um banco de dados utilizado por uma aplicação web que esteja recebendo um volume de conexões muito acima do normal e consumindo todos os recursos disponíveis do servidor.

  • SQL Server Profiler: coletando e analisando traces

    Veja nesse artigo a utilização da ferramenta SQL Profiler para coleta de traces e análise das instruções executadas no servidor SQL Server.

  • ColumnStore Index no SQL Server 2012

    Este artigo trata do novo recurso do SQL Server chamado ColumnStore Index. Com ele é possível armazenar os registros em forma colunar, facilitando assim a busca dos dados.

  • Introdução ao MongoVUE

    Este artigo aborda o MongoVUE, uma interface gráfica para administrar bases de dados do banco não relacional MongoDB.

  • Migrando dados no SQL Server 2012

    Veja nesse artigo alguns conceitos iniciais sobre migração de dados e veja algumas ferramentas que podem ajudar bastante quando se tem a necessidade de mudar de outro SGBD para o MSSQL (Microsoft SQL Server).

  • Criando o ambiente em uma máquina virtual para o Oracle 12c

    Este artigo trata da criação de um ambiente de servidor de banco de dados utilizando a tecnologia de virtualização para simular este tipo de servidor e ter um SO instalado e preparado para acomodar a instalação de um software de BDs Oracle.

  • Instalando uma máquina virtual - Parte 1

    Este artigo trata da configuração e clonagem de uma máquina virtual para simular um ambiente de cluster de dois nós. Posteriormente é feita a configuração de tudo o que é necessário para que um ambiente de Oracle RAC seja criado.